Romance homossexual descarta apelo de estereótipos

 

O livro expõe, em sua simplicidade, a árdua vida de um homossexual, que mesmo se deparando com agruras e destemperos, encontra felicidade e dignidade para levar a vida

 

 

O livro expõe, em sua simplicidade, a árdua vida de um homossexual, que mesmo se deparando com agruras e destemperos, encontra felicidade e dignidade para levar a vida

 

 

 

 

Por Thiago Carvalho
26.08.2009

           Romance refinado e livre de apelos para o glamour ou estereótipos. É o que retrata o livro “Teatro dos Anjos”, de Dirceu Cateck, que protagoniza a vida de Miguel, jovem rapaz, que ao descobrir o interesse por pessoas do mesmo sexo, enfrenta a família e os mais próximos e embarca para viver uma relação homossexual, com Rafael, em outro país.

        O sentimento se dissipa conforme as dificuldades vão surgindo, entre delas, clandestinidade, saudade de seus conterrâneos e as privações de sua liberdade. Por isso, Miguel se depara com uma contenda interna entre o amor e a dignidade.

        Miguel segue sua trajetória em busca do amor e realizando seus desejos. Esse é o momento que a história traz à tona peculiaridades vividas no universo homossexual. “Em “Teatro dos Anjos”, o leitor poderá conferir um gostinho das fraquezas e virtudes, não somente do protagonista Miguel, mas do ser humano como um todo”, afirma o jovem escritor Dirceu Cateck.

        Simultaneamente, existem relatos da vida de Gabriel, que perdeu o pai e o irmão em um acidente automobilístico e se vê obrigado a amadurecer precocemente para suportar a proteção asfixiante de sua mãe. A recente descoberta de sua homossexualidade e a pressão sofrida em casa, também o leva a grandes conflitos internos.
 

Segundo o autor, o livro mostra todas estas peculiaridades sem se tornar estigmatizado, sem julgamentos e ou discriminações. “Queria apresentar para o público em geral que uma pessoa pode amar naturalmente outra pessoa do mesmo sexo e que isso não lhe tira a condição de ser humano. Ela também sofre, mas se diverte e sonha como todas as outras’’, explica Cateck.

O autor do livro, Dirceu Cateck, é brasileiro, nascido no Guarujá e reside há oito anos em Madri, Espanha. Desde muito cedo, Dirceu já alimentava o sonho de ser escritor e é nesta obra que ele realiza seu maior desejo.

O livro já pode ser adquirido no site da Giz Editorial (www.gizeditorial.com.br) e da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br) por R$ 39,90.