Geraldo: “Recife fez o maior carnaval de todos os tempos”



O gestor municipal acompanhou na tarde e noite deste último dia de carnaval (9) a programação infantil, os polos de apoio ao folião e prestigiou o frevo que encheu o Marco Zero

A terça-feira gorda deste ano coincidiu com o aniversário de 109 anos do Frevo, comemorado no dia 9 de fevereiro. Celebrando este dia tão especial para a cultura e história do Recife, o prefeito Geraldo Julio esteve pelas ruas do Recife Antigo acompanhando o encerramento do Carnaval do Recife 2016. Geraldo assistiu da plateia as apresentações que fecharam com chave de ouro a programação do Marco Zero, esteve na programação infantil do Polo da Praça do Arsenal e conferiu os serviços prestados na Central do Carnaval. Durante a tarde o gestor, foi ao Paço do Frevo, onde entregou placas à agremiações de frevo em homenagem ao Dia do Frevo.

“Estou muito feliz com o Carnaval do Recife deste ano, foi um grande sucesso, o maior carnaval de todos os tempos, com Maestro Forró dando um show na nossa abertura, uma coisa inédita e marcante. Naná Vasconcelos também que fez a nossa tradicional e grandiosa abertura, com tantos músicos, 700 batuqueiros, enchendo nosso Marco Zero de beleza. Tivemos 52 palcos com 2.500 apresentações espalhadas pelo Recife. Esta foi sem dúvidas uma festa muito bonita”, avaliou o prefeito.

No começo da tarde, o prefeito Geraldo Julio entregou, no Paço do Frevo placas comemorativas à 20 agremiações em celebração ao Dia do Frevo, patrimônio imaterial da humanidade, reconhecido pela Unesco. As placas receberam o nome de Evandro Rabello, devido aos serviços prestados pelo carnavalesco ao frevo pernambucano. As placas receberam o nome desta figura que foi um estudioso das mais diversas manifestações da cultura popular, e que em 1990, através de um intenso trabalho de pesquisa, constatou que a palavra “frevo” foi publicada pela primeira vez na imprensa, numa notinha sobre um ensaio dos Empalhadores do Feitosa, o que acabou marcando a data como o marco zero do Frevo.

“Hoje é o aniversário do frevo durante o carnaval e aniversário também do Paço do frevo, que completa dois anos de funcionamento, e que foi criado para perpetuar este nosso patrimônio. Está tudo muito lindo, o frevo dança, o frevo música, as orquestras. Estou muito feliz de fazer esta homenagem para estas agremiações que há tanto tempo se dedicam a este nosso ritmo”, declarou o prefeito Geraldo Julio, sobre o equipamento que foi inaugurado em 9 de fevereiro de 2014, como um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e preservação do ritmo pernambucano.

Seguindo a tarde, o prefeito circulou ao lado da primeira-dama, Cristina Melo, de seus filhos, e alguns secretários municipais, pela Praça do Arsenal, onde assistiu algumas apresentações do polo infantil. O gestor conferiu ainda a central do carnaval, onde lanchou com a equipe na Arena Gastronômica. Na sequência, o chefe do executivo municipal visitou a área destinada a acolher os pequenos foliões que os pais estão precisando trabalhar durante o carnaval. O espaço de proteção, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, cuida das crianças enquanto os pais estão no serviço, oferecendo uma opção de lazer e descanso para as crianças.

Para encerrar a última noite do festejo de momo, o prefeito Geraldo Julio foi ao Marco Zero para conferir os últimos acordes do frevo que anunciava o fim de, segundo ele, mais um bonito e rico carnaval: “Sem dúvidas foi uma festa marcante, linda e que vai ficar na história”, completou.

 

*Via assessoria

Foto: Marcos Pastich/PCR