Programação especial para Semana Nacional de Museus

      
De 16 a 21 de maio, acontece a 8ª Semana Nacional de Museus, cujo tema deste ano é Museus Para a Harmonia Social. No Recife, diversos museus que podem ser históricos, de ciência, de artes visuais, públicos ou privados estarão abertos à visitação gratuitamente e com uma programação especial.

Participando da campanha

      
De 16 a 21 de maio, acontece a 8ª Semana Nacional de Museus, cujo tema deste ano é Museus Para a Harmonia Social. No Recife, diversos museus que podem ser históricos, de ciência, de artes visuais, públicos ou privados estarão abertos à visitação gratuitamente e com uma programação especial.

Participando da campanha

Use Seus Museus, promovida pelo Fórum dos Museus de Pernambuco com patrocínio da Prefeitura do Recife, Caixa Econôminca e apoio da Fundarpe, o Museu Murillo La Greca oferece, no dia 16, as exposições Murillo La Greca [entremodernidades] e Paisagens Transpostas com trabalhos de Amanda Melo (PE), Bruno Vieira (PE), Bruno Viela (PE), Fabrício Lopez (SP), Kilian Glasner (PE), Murillo La Greca (PE),Rodrigo Braga (PE), Rosana Ricalde (RJ), Waléria  Américo (CE). Nos dias 18 e 19 de maio, também no La Greca, acontece a Oficina Museus pra quê?. Voltado para professores, o curso visa difundir a diversidade de museus no Estado e sensibilizar os educadores para uma melhor utilização destes espaços enquanto importantes recursos didáticos para a realização de experiências educativas, que podem ser estéticas, culturais, patrimoniais e/ou afetivas. Já nos dias 19 e 20, será realizada uma Oficina de Grafite direcionada a jovens de 15 a 20 anos.
 
O Memorial Luiz Gonzaga – MLG e o Museu de Arte Popular – MAP, trabalham o tema proposto pelo IBRAM, Museu Para Harmonia Social.  Trazem uma programação para os visitantes em geral, e aos grupos de vulnerabilidade social e portadores de necessidades especiais, com o intuito de promover ações socioeducativas no campo da acessibilidade, para que se possa perceber os Museus e as Instituições Culturais como um espaço para todos. De 17 a 21 de maio, o público participa da programação que inclui atos performáticos, visitas escolares agendadas e debates.
 
No Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, o público pode participar, nos dias 15 e 16, da Oficina de Cartaz Lambe-Lambe, com o artista Bozó Bacamarte, das 14h às 17h. E quem quiser fazer parte das ações com Parangolés propostos por Hélio Oiticica em sua vinda ao Recife, basta ir até o Mamam no dia 16h, das 10 às 17h. E aproveitando o tema Use Seus Museus, o Mamam abre suas instalações, às 14h, para que comerciantes vendam seus produtos dentro do Museu. Às 15h, será realizada uma ação com a obra de Marcelo Silveira exposta permanentemente no pátio interno do Museu (bola de madeira 100cm de diâmetro). Esta obra dará a volta ao quarteirão e entrará no MAMAM pela Rua da Aurora. Tentaremos subir a escada principal com esta obra. Esta ação será filmada e fará parte do segundo recorte da exposição Contidonãocontido.

Programação:

MURILO LA GRECA
Público-alvo: Professores
Facilitadora: Gleyce Heitor (coordenadora do Núcleo de Arte Educação do Museu Murillo La Greca)
Dias: 18 e 19 de maio das14h às 17h
20 vagas
 
DIAS 19, 20 E 21 DE MAIO OFICINA DE GRAFITE Faixa Etária: de 15 a 20 anos
Facilitador: Daniel Uchôa (grafiteiro e estagiário do Núcleo de Arte Educação do Museu Murillo La Greca)
Dias: 19, 20 e 21 de maio das 14h às 17h
15 VAGAS


Informações e inscrições:3355-3127|
murillolagreca@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Museu Murillo La Greca
R. Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366
52060-030 Parnamirim, Recife – PE
 
MUSEU LUIZ GONZAGA E MUSEU DE ARTE POPULAR

17 DE MAIO  09h às 12h e das 14h às 17h – Mediação musicada e declamação (MLG) / Atos performáticos (MAP) 18 DE MAIO 09h às 12h – Visitas escolares agendadas (MAP e MLG) 19 DE MAIO09h às 12h e das 14h às 17h – Visitas agendadas / ONG´S e Autarquias (MAP e MLG) 20 DE MAIO09h às 12h – Visitas escolares agendadas (MAP e MLG) 21 DE MAIO MUSEU PARA A HARMONIA SOCIAL (mesa e debate) 16h ÀS 18hTEATRO HERMILO BORBA FILHO PALESTRANTES: Suelly Cysneiros Diretora da Área Socioeducativa (FUNASE) Antônio Muniz da SilvaAssessor da Secretaria de Assistência Social da PMR Rebeca Oliveira DuarteAdvogada do Observatório Negro Eleonora PereiraAssessora Política da Casa de Passagem José Nunes JúniorGestor Administrativo da AACD
 
OBS: É importante observar que a programação é uma parceria entre os dois espaços: Museu de Arte Popular e Memorial Luiz Gonzaga, ambos situados no Pátio de São Pedro.
 
Museu de Arte Popular
Pátio de São Pedro | casa 49
São José | Recife | PE
3232-2969 / 3232-2803
 
Memorial Luiz Gonzaga
Pátio de São Pedro | casa 35
São José | Recife | PE
3232-2955 / 3232-2965
 
MUSEU DE ARTE MODERNA ALÚISIO MAGALHÃES
Oficina de Cartaz Lambe-lambe
15 e 16 de maio, das 14h às 17h. Número de vagas: 15 vagas. (Obs.: a oficina só iniciará com, no mínimo, 10 vagas preenchidas)
Investimento: R$ 25,00
Inscrições: até às 12h de 14 de maio na secretaria do MAMAM.
Ações com Parangolés propostos por Hélio Oiticica
16 de maio, das 10h às 17h
Ação com comerciantes e com obra de Marcelo Silveira
18 de maio, a partir das 14h
 
MAMAM | Rua da Aurora, 265 – Boa Vista.
Informações: 3232.1694 |
educativo@mamam.art.br

 

Com informações  Secretaria de Cultura do Recife