O Harmonioso Diálogo entre Cores e História

Promovida pela Secretaria Especial Da Mulher do Governo do Estado,na pessoa da secretaria  Cristina Buarque e tendo como responsável pela identidade visual a jornalista Ana Farache, a exposição 100 anos do Dia Internacional da Mulher: Uma História Vermelha, Lilás e Rosa Choque consegue por meio de suas cores situar historicamente os fatos relacionados com a conquista de alguns direitos por parte das mulheres.

Promovida pela Secretaria Especial Da Mulher do Governo do Estado,na pessoa da secretaria  Cristina Buarque e tendo como responsável pela identidade visual a jornalista Ana Farache, a exposição 100 anos do Dia Internacional da Mulher: Uma História Vermelha, Lilás e Rosa Choque consegue por meio de suas cores situar historicamente os fatos relacionados com a conquista de alguns direitos por parte das mulheres.

 

A construção da História, enquanto memória coletiva, processa-se por meio de contextos que estão relacionados com espaço e tempo bem definidos. É, dentro de tal perspectiva, que a exposição 100 anos do Dia Internacional da Mulher:uma História Vermelha, Lilás e Rosa Choque procura, através de uma abordagem histórica, mostrar ao público as conquistas feministas ocorridas tanto no campo político, quanto no cultural, o que não significa dizer que as mulheres já tenham alcançado sua cidadania plena, já que, de acordo com os materiais expostos também é possível perceber que as lutas por tais direitos não cessaram, pelo contrário, atravessaram os tempos, perdurando até os dias atuais.

A exposição instalada no Museu do Estado de Pernambuco, a partir de um traçado histórico, trata das conquistas políticas e culturais alcançada pelas mulheres.Para tanto,é utilizado um tipo de recurso no qual as cores que dão nome à mostra dialogam com as fotos e textos,sendo possível construir o sentido do que é mostrado a partir do momento em que analisamos a imagem em consonância com a cor da parede que lhes serve de suporte.Ao caminharmos pela primeira sala, que trata das lutas que se desenvolveram no início do século XX,e não por acaso,apresenta paredes vermelhas, nos é possível perceber que as discussões acerca dos direitos femininos está intimamente ligada à instauração  do sistema comunista em alguns países europeus.

Mais à frente, na segunda sala, cujas paredes são rosa choque, cor oficial do movimento feminista, pode-se visualizar, por meio de fotos e matérias de jornal, algumas manifestações ocorridas em diversos recortes de tempo. A parede de cor vibrante que serve de suporte a tais materiais não é fruto do acaso, já que dialoga com a própria idéia de agitação construída através dos textos e das imagens. Indo adiante, na terceira sala, esta com paredes de cor lilás, são exibidas imagens de mulheres que figuram não só no campo político, mas também cultural, além disso, procura mostrar que, embora muitas conquistas tenham se consolidado, a mulher ainda não alcançou sua cidadania plena,deixando claro que muito ainda precisa ser feito.

Um outro ponto que chama atenção é a sala escura situada dentro da sala lilás, na qual por meio de uma projeção , podemos acompanhar a declamação da poesia Mulher da Vida de Cora Coralina, escrita justamente em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sala toda preta entra em harmonia com o referente do texto declamado, que trata do dia-a-dia da mulher e dos preconceitos por ela enfrentados cotidianamente. Na quinta e última sala, o visitante pode admirar quadros que mostram capas de livros e cartazes de congressos e conferências relativas ao Dia Internacional da Mulher que aconteceram mundo afora.

Em suma, é possível observar que a exposição em questão consegue harmonizar,de modo perfeito, seus conteúdos e os artifícios que utiliza para transmiti-los.Em outras palavras,pode-se dizer que a partir de suas cores, que dialogam com seus discursos,conseguimos captar não só a importância das manifestações feministas de luta por maior projeção nos cenários político e social,mas também aquilo que de mais característico na essência feminina,a obstinação na busca por seus objetivos.

A exposição 100 anos do Dia Internacional da Mulher:Uma História Vermelha,Lilás e Rosa Choque pode ser vista no museu do Estado de Pernambuco até o dia 22 demaio.

Serviços:

Exposição 100 anos do Dia Internacional da Mulher: Uma História Vermelha, Lilás e Rosa Choque

Local: Museu do Estado de Pernambuco

Data: Até 22 de maio de 2010