Tomografia de coerência optica (OCT) permite ver claramente se há gordura ou cálcio nas artérias Médico deve aconselhar se o paciente te indicação para o exame
A Rede D´Or São Luiz dispõe de novo equipamento capaz de realizar uma completa varredura na artéria coronária, um amplo progresso para a medicina, que vem sendo realizado de forma pioneira no Esperança Recife desde dezembro passado. Trata-se da Tomografia de Coerência óptica (OCT), um dispositivo que utiliza luz infravermelho para mostrar de forma muito mais nítida a imagem do interior da artéria. O cardiologista Eduardo Pessoa de Melo explica que o exame tem uma qualidade dez vezes superior à de um ultrassom intracoronariano convencional e que permite ver claramente se há gordura ou cálcio acumulados nas paredes arteriais.
O procedimento é realizado através da técnica do cateterismo cardíaco e determina de forma mais precisa o aspecto físico das placas de gordura (ateroma). “Assim, conseguimos diagnosticar a gravidade e a necessidade de um tratamento como, por exemplo, a angioplastia coronariana”, afima Dr. Eduardo. Segundo ele, o método de imagem intravascular também pode ser utilizado durante o procedimento para implante de stent, indicando o tamanho mais adequado para a artéria. Outra grande possiblidade do método é conseguir visualizar os stents bioabsorvíveis que não são detectáveis pelo ultrassom tradicional.
Portanto, com o diagnóstico dado, o médico pode intervir de maneira mais eficaz tanto no tratamento a ser realizado quanto nos hábitos do paciente, evitando que apareça uma isquemia, arritimias graves, entre outras doenças. O exame permite que o médico perceba a doença, uma vez que as imagens são bastante claras e ele consegue ver as placas de gordura nas artérias. Porém, ele ressalta que a melhor maneira de evitar males cardíacos é reduzir a exposição aos fatores de risco como fumo, obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol, estresse e vida sedentária
*Foto Equipe Cardio : (da esquerda pra direita) Dr. Eduardo Pessoa de Melo, Dr. Carlos Eduardo Gordilho, Dr. José Breno de Sousa Neto, Dr. José Breno de Sousa Filho.
*Via assessoria