Iniciativa da PepsiCo soma 16 carreteiras e quer aumentar a presença feminina na área de Transportes
A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, também está entre as empresas de bens de consumo com as maiores frotas próprias: são mais de 4 mil veículos, entre caminhões pesados, de médio porte e carros executivos. A empresa possui uma operação logística de ampla capilaridade, entregando produtos em todo o Brasil e chegando aos lares de mais de 90% dos brasileiros. Por trás da eficiência de sua cadeia logística está uma equipe de Transportes, que reúne mulheres nas posições de motoristas de caminhão, manobristas, coordenadoras e gerentes – porque na PepsiCo, cada uma pode ocupar o lugar que quiser!
Foi pensando em ampliar suas iniciativas pela equidade de gênero entre seus talentos, que a companhia criou, em 2022, a iniciativa Frota para Elas, que impulsiona a presença de mulheres na área de logística, um setor majoritariamente masculino. O projeto busca atrair, capacitar e reter talentos femininos. O time de Transportes da PepsiCo conta hoje com 16 carreteiras e 5 carretas adesivadas orgulhosamente com imagens de algumas das mulheres do time de Transportes. “A ideia não é contratar apenas mulheres que já possuem experiência na área, mas também abrir portas para mulheres que, depois de contratadas, possam se aperfeiçoar com o apoio da PepsiCo”, afirmou Anderson Pinheiro, diretor de transportes da PepsiCo Brasil.
A empresa oferece, por exemplo, um curso de formação para mulheres carreteiras em parceria com a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), com aulas práticas e teóricas e totalmente custeado pela empresa, além de um comitê interno que busca entender sobre as condições dessas mulheres nas estradas e como dar suporte a todas. As vagas abertas da PepsiCo podem ser conhecidas por meio do site PepsiCo Jobs.
Mulheres no volante
A motorista de caminhão, ou “carreteira”, como prefere ser chamada, Iolanda Borges Pereira, de 63 anos, está na PepsiCo há 27 anos, onde começou como manobrista de empilhadeira e, há mais de vinte anos, está à frente dos caminhões que fazem o frete de mercadorias da PepsiCo das fábricas aos Centros de Distribuição. “Acredito que ser carreteira pode inspirar outras mulheres a saberem que podem ter a profissão que quiserem. Outro dia uma menina olhou encantada para mim enquanto eu dirigia a carreta e tenho certeza de que ela ficou impressionada”, afirma Iolanda. A profissional, gosta tanto da profissão que já é aposentada, mas continua trabalhando. Ela foi a primeira motorista mulher da PepsiCo no Brasil.
Rosangela de Fátima Alves, de 53 anos, é outro exemplo de que caminhão também é para as mulheres. Há 5 anos na PepsiCo, ela é carreteira há 29 anos. Desde menina tinha o sonho de dirigir caminhão, mas ouvia de sua mãe que a profissão ‘era coisa de homem’. Rosangela demorou para realizar seu sonho e começou aos poucos: aprendendo a manobrar caminhões. Quando começou efetivamente a dirigir ao comprar o primeiro caminhão com o ex-marido, teve a certeza de que era isso que queria: “Saio de casa para me divertir, é essa a sensação que tenho, não parece trabalho. Percebi que, em qualquer profissão, se você trabalha pensando somente no dia de receber o salário, não será feliz”, afirmou Rosangela.
Além da definição das rotas mais eficientes, a área de Transportes da PepsiCo também desenvolve diversos projetos de inovação e as mulheres são parte destes resultados. “Temos mulheres em diferentes cargos aqui no nosso time e estamos de portas abertas para atrair outras. Percebemos que a diversidade nos ajuda a alcançar melhores resultados e a PepsiCo cultiva esse espaço, com benefícios que são desenvolvidos pensando nas necessidades das mulheres que estão no mercado de trabalho e uma cultura interna que fomenta a equidade e a inclusão”, descreveu Anderson Pinheiro.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse www?pepsico?com?br e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook
*Via Assessoria