Luto: Como ajudar um pet a superar a perda do tutor

Médica-veterinária explica que o período pode durar dias, semanas e até meses; o importante é saber como deixá-lo mais confortável durante o processo

Sentir a falta de alguém que já se foi não é um sentimento apenas para os humanos. Assim como os humanos, os pets sofrem com o luto e a saudade dos seus fiéis amigos. Apesar de ser um sentimento humano, os animais são capazes de sentir a ausência do tutor, como explica a médica-veterinária Annie Tenório, que atua na plataforma online de assistência veterinária da Vet4All, plataforma de telessaúde.

“O luto é um processo cognitivo mais complexo. Mas podemos falar que o pet fica triste sim. Um dos motivos para esse sentimento de falta está no fato de que os animais dependem muito do tutor em termos de autoconfiança. Quando eles ficam sozinhos, se sentem perdidos. Uma espécie de ‘o que eu faço agora?’”, detalha a profissional.

Para evitar que os cães e gatos passem por um período de muita tristeza quando um tutor se vai, a recomendação é socializar o animal. “Tem que criar o cachorro e gato para ser sociável com todo mundo desde pequeno; seja com outros animais ou com pessoas. Tendo um círculo social, a falta será superada mais rápido e o pet não ficará preso em casa”, aconselha Annie Tenório.

Nos casos em que o cão vive apenas com o tutor e não em uma casa em que há uma família, a médica-veterinária recomenda que, além da ficha médica do animal, o responsável mantenha também junto dela algumas anotações sobre os costumes do cão, indicando as brincadeiras, alimentos e coisas de que mais gosta. “Essas informações podem contribuir para que um novo tutor possa ter mais sucesso na interação com o animal no caso de uma fatalidade”, acrescenta.

Annie afirma que não é incomum notar uma mudança de comportamento nos animais que passam por perdas. Em geral, segundo afirma a médica-veterinária, eles ficam mais quietos, amoados, podendo até perder o apetite. “Se você tem um animal que fica sem comer por dois dias e depois não volta, é preciso levar ao especialista para ver o que está acontecendo”, alerta.

Como superar a morte de um pet?

Já quando ocorre o falecimento de um animal de estimação, o luto pode ser tão intenso como nos momentos de perda de um familiar. Afinal, sabemos que animais de estimação criam um vínculo muito intenso com seus tutores, tornando-se parte da família com a mesma afetividade dispensada aos parentes mais próximos. Quando ocorre a morte de um pet, é cada vez mais frequente que seus tutores busquem o serviço de cremação para garantir uma despedida digna aos bichinhos.

A psicóloga especialista em luto do Morada da Paz Pet, Mariana Simonetti, explica que o luto é um processo de rompimento de vínculo e a perda de um animal de estimação, principalmente quando já faz parte da vida de alguém há muito tempo, “pode ser manifestada com tristeza, saudade e dor. Existe certo estranhamento de algumas pessoas que não têm relação com animal de estimação sobre esse comportamento de sofrimento quando se perde um animalzinho. É um luto que deve ser legitimado, com certeza”, ressalta.

Mariana defende que a vivência do luto deve ser compreendida e tratada com o tempo. Ela aconselha que é preciso compreender para poder continuar seguindo a vida. “O luto é singular, então não tem uma receita. O importante é aceitar o momento, que é um processo de dor e de saudade e que com o tempo, a partir do momento em que reconhecemos esses sentimentos e convivemos com eles, conseguimos atribuir às pessoas ou aos animais que já faleceram em um lugar significativo em nossas vidas”, aponta.

Sobre a Vet4all

O Vet4all é uma plataforma de telessaúde desenvolvida com o intuito de facilitar e ampliar o acesso a serviços de saúde veterinária. Por meio das informações disponibilizadas na plataforma, do atendimento especializado e dos descontos oferecidos, a Vet4all possibilita um cuidado direcionado ao seu pet, com preço justo. Disponível para smartphones Android e IOS. Mais informações no site www.vet4all.com.br ou no perfil da plataforma nas mídias sociais: @vet4all.br.

Sobre o Morada da Paz Pet

Em Pernambuco, o público pode contar com o Morada da Paz Pet, primeiro crematório especializado para animais do Estado, uma empresa do Grupo Morada. “A cremação pet tem sido uma opção cada vez mais lembrada pelos tutores que desejam dar uma despedida digna aos seus animais de estimação, considerados parte da família”, afirma a diretora de Negócios e Clientes do Grupo Morada, Vivianne Guimarães.

O Morada da Paz Pet entrou em funcionamento em Pernambuco no final de 2019 e foi desenvolvido com base no crescimento deste mercado e em pesquisas que constataram a grande dificuldade que as pessoas possuem hoje em dia de resolver trâmites quando um animal de estimação morre. A proposta é proporcionar uma despedida digna aos animais de estimação. A empresa conta com toda a estrutura, desde o atendimento especializado ao tutor, cerimônia de despedida, até opções de urnas especiais para este segmento.

Para utilizar o serviço do Morada da Paz Pet os clientes podem ligar gratuitamente para a Central de Atendimento que funciona 24 horas, através do 0800 123 4848. Um veículo apropriado vai até a casa do cliente ou clínica veterinária remove o animal de estimação e leva até a empresa, que funciona dentro do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, para dar seguimento ao serviço. Os profissionais da empresa são capacitados para atender os tutores com conhecimentos da psicologia do luto e a qualidade reconhecida pelo Morada da Paz.

A cremação é realizada com todo o cuidado e atenção especial aos clientes. As cinzas são entregues em uma cerimônia junto com o certificado de cremação. O serviço é oferecido pelo crematório para uso imediato e uso futuro para animais de até 100 kg e o pagamento pode ser parcelado. O Morada da Paz Pet possui uma parceria com mais de 80 clínicas e hospitais veterinários da Região Metropolitana do Recife e faz as remoções diretamente nesses estabelecimentos. Através dessa parceria os clientes recebem descontos especiais mediante identificação. O atendimento presencial do Morada da Paz Pet é feito no Morada da Paz, em Paulista, ou na unidade do Morada da Paz da Rua do Paissandu, na Ilha do Leite. Para maiores informações sobre a empresa acesse o site moradadapazpet.com.br.

*Via Assessoria