Olá a todos! Por Joana Barros



Olá a todos!

Sou Joana Barros, personal trainer e bacharel em educação física com especialização em exercício físico aplicado a reabilitação cardíaca e grupos especiais. Neste espaço semanal, minha proposta na ‘Revista ClickRec’ é passar de uma maneira clara e objetiva dicas de atividades físicas e saúde para você incluir na sua rotina de exercícios físicos ou até mesmo encorajar-se a sair do sedentarismo.

Estarei à disposição para informações por meio do e-mail: joanabarrospersonal@gmail.com. Através desse contato será possível enviar sugestões ou dúvidas. Responderei sempre que possível. Ah, já estava esquecendo. Me sigam no Twitter: @Joana_Barros Espero contribuir com informações importantes para sua saúde. Um grande abraço, Joana Barros. Aí vai minha primeira dica por aqui.


Corra certo!

A corrida vem a cada dia ganhando mais adeptos, pois contrariando o que a maioria das pessoas pensa, a prática da corrida, quando executada corretamente trás como consequência, excelentes resultados.

Entre eles o de redução do percentual de gordura, liberação de hormônios do prazer (endorfinas, catecolaminas, serotoninas) fato que reduz o estresse, melhora da resistência cardiorrespiratória (aeróbica), dentre muitos outros benefícios.

Então, para usufruir de tais benefícios e tornar-se um praticante de corrida sem lesões, basta seguir as dicas abaixo e mãos a obra:

O primeiro passo é calçar um tênis com amortecedor e vestir uma roupa confortável.

O segundo passo é Alongar-se

Obs: *Passe 20 seg em cada exercício de alongamento. *As pessoas com algum tipo de incômodo ou restrição nos joelhos evitem flexioná-los a menos que 90 graus.

Após os alongamento é hora de correr, mas afinal, como devemos correr? É simples. Inicie a prática com uma caminhada em ritmo acelerado, com duração média de 5 min. Isso funcionará como aquecimento e em seguida comece a correr.

A pisada deve ser da seguinte maneira: Pise primeiro o calcanhar, depois as demais partes do pé gradativamente. Correr pisando primeiro a ponta dos pés poderá ocasionar numa futura lesão tibial. Por isso coordene os braços alternadamente com as pernas, pois facilita um bom rendimento e impulsão.


Durante a prática, mantenha o abdômen contraído para tonificar seu abdômen durante o exercício e para uma melhor estabilidade da coluna vertebral. Assim você terá a proteção da mesma (coluna). Evite saltos grandes durante a atividade física. Esta maneira de correr só exigirá mais das suas articulações aumentando o impacto da corrida e dificultando ainda mais o domínio cardiorrespiratório. Ao término reduza gradativamente o ritmo para uma volta. Hidrate-se.