No que depender da produção, ao que parece, o PE Folia – dias 15 e 16 de outubro – em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, será uma maravilha. Em coletiva à imprensa realizada hoje cedo a coordenação da micareta apresentou todos os detalhes técnicos da folia, da estrutura à segurança, passando pela preservação do patrimônio. O encontro aconteceu entre os organizadores, a Prefeitura de Jaboatão e Secretaria de Defesa Social no Hotel Barramares, beira-mar do município.
De acordo com o coronel Denis Soares, do 6º batalhão, responsável pela segurança, o evento contará com mais de dois mil policiais e a distribuição destes contemplará não somente o percurso dos trios elétricos, mas também o entorno. Ou seja, desde a Av. Ayrton Senna até a beira mar tudo estará policiado, inclusive todos os acessos sejam pelas ruas ou pela praia. “Além disso, viaturas e policiais estarão ao redor dos trios elétricos”, relatou o militar. “E assim que o evento encerrar haverá a proibição de vendas de bebidas alcoólicas”, completou.
Outro ponto abordado no encontro foi a redução do trajeto da festa devido à presença da Igrejinha de Piedade, que é patrimônio histórico, e o Hospital da Aeronáutica. “O Iphan recomenda uma distância de pelo menos 300 metros, nós estamos além disso”, contou o Secretário de Cultura de Jaboatão, Ivan Lima. Lima ressaltou, mais uma vez, que a festa colocará a cidade do mapa, mas do mapa da cultura, saindo das páginas policiais.
Ele também reiterou a preocupação em manter viva as manifestações culturais de Pernambuco. “A cada intervalo dos trios no corredor da folia grupos de nossa terra farão apresentações”, disse. Economicamente, segundo ele, a festa gerará mil empregos diretos e 2,5 mil indiretos. “Serão 200 barracas, 100 delas destinadas aos ambulantes cadastrados na Prefeitura”, completou. A festa começará às 15h e será encerrada, impreterivelmente, à meia-noite. “E os trios após as 22h irão abaixar o som”, afirmou o secretário.
ESTRUTURA
Estruturalmente falando a micareta será semelhante ao carnaval de Salvador – como disse o produtor Antônio Bernadi, da ABPA. Para isso serão montados camarotes oficiais no percurso do PE Folia. Na Bernardo Vieira de Melo ficarão os camarotes Zezo e Opção, de caráter mais popular. À beira-mar, os demais – Skol Folia, Privilege Lounge, Tá Lelé Tá Maluco, Caboclinho – todos eles terão atrações próprias dentro de suas estruturas.
Duas arquibancadas também serão levantadas com capacidade para 500 pessoas cada e acesso via troca de 2kg de alimento. Camarotes família-empresa também estarão dispostos, um total de 140 para 15 ou 20 pessoas.
A produção colocará, ainda, 600 seguranças dando apoio a PM – que terá quatro postos policiais. Além disso, mais quatro postos médicos, 300 banheiros químicos, tudo isso para comportar um público esperado de 500 mil pessoas que curtirão seis trios elétricos por dia, sendo um com cordão de isolamento e os outros pipoca.
No sábado desfilam Claudia Leitte (Bloco Vai!, pago), Cheiro de Amor, É o tchan, Forró do Bom, Almir Rouche com Ed Carlos, André Rio com Nena Queiroga e Gustavo Travassos. O domingo, no bloco Vai!, será a vez de Timbalada com Carlinhos Brown, Jammil, Netinho, Molejo, Santropê, 5%, grupo A Barca (infantil).