Cais do Sertão recebe J.Borges para live na Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Xilogravurista bate-papo sobre sua obra e história, nesta quinta, às 17h. Playlist, roda de conversa sobre cinema e música são outras atrações da programação, que propõe novos olhares e conexões para repensar a preservação das artes no Estado

O Centro Cultural Cais do Sertão dedica vasta programação online à 13ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, evento da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundarpe e da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural (GGPPC). Dos dias 13 a 27 de agosto, as redes sociais do museu – perfil do Instagram, Spotify e canal do YouTube – abrigarão transmissões ao vivo de entrevistas, rodas de conversa, além de playlists temáticas e vídeos interativos sob o tema “Janelas do Patrimônio – novos olhares, estratégias e conexões”. Entre os convidados, o xilogravurista J. Borges participa de live nesta quinta-feira, às 17h.

Durante o mês de agosto, as formas de pensar, consumir e compartilhar arte são esmiuçadas em todo o Estado. “O Cais cumpre um papel importante na divulgação e preservação do patrimônio cultural de Pernambuco, então, nada mais natural que ele faça uma participação especial na Semana do Patrimônio. Neste tempo de pandemia, encontramos um novo caminho para manter o Cais funcionando. Mantemos uma programação online de qualidade, com muitos eventos, que têm agregado um novo público às redes sociais do museu e proposto discussões muito ricas”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

O gestor é um dos convidados da programação oficial do evento no dia 21. Ele participará da live Conexão Patrimônio – Turismo, às 16h, que vai discutir o elo entre as heranças e riquezas culturais imateriais e a atividade turística. O programa Bora Pernambucar – Turismo de Canto a Canto, que colocou na vitrine todo o potencial do interior do Estado para o Turismo é um dos temas a serem abordados.

PROGRAMAÇÃO

As ações da Semana do Patrimônio no Cais têm início nesta quinta-feira (13), às 17h, com foco nas artes visuais. O convidado é o xilogravurista José Francisco Borges, o famoso J. Borges, 80 anos, quem em 2020 foi homenageado pelo Galo da Madrugada. Em bate-papo mediado pelo educador Perácio Gondim, o poeta discorre sobre o seu processo criativo, da confecção de matrizes e gravuras, além de técnicas de gravação. A interlocução abre espaço para curiosidades de sua história, reflexões acerca do repasse de arte. A transmissão será ao vivo no instagram do museu (@caisdosertao).

Já na terça-feira, dia 18, os olhares se voltam ao audiovisual local e nacional. Integrando a programação da sessão Papo de Museu, a coordenadora de conteúdo do museu, Clarice Andrade, recebe a coordenadora da Cinemateca Pernambucana e do Cinema da Fundação, Ana Farache. A conversa será ao vivo, a partir das 17h, também no instagram do Cais. A live privilegia as ações de preservação do patrimônio audiovisual em Pernambuco, o nascimento e gestão da Cinemateca e atuação durante o isolamento social.

Em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e a Revista Continente, o canal do YouTube do Cais do Sertão transmitirá uma roda de conversa ao vivo sobre “Patrimônio Audiovisual – caminhos para a preservação”. Os debatedores são profissionais renomados da área: o programador do Cinema São Luiz, Geraldo Pinho, a pesquisadora Amanda Mansur, o cineasta de animação e Patrimônio Vivo de Pernambuco Lula Gonzaga; e a cineclubista, produtora e curadora Amanda Ramos. O webinário acontece às 16h, com mediação da jornalista Luciana Veras.

Das imagens em movimento aos sons, o Conexão Cais da última quinta-feira de agosto (27) recebe o músico Raminho da Zabumba. O artista é filho do instrumentista Arlindo dos Oito Baixos. Para homenagear o legado do pai, ele participa de conversa mediada pelo educador e músico Diogo do Monte, no instagram do Cais, às 17h. A pauta contemplará detalhes da vida, composição, repasse de saberes na arte e da presença pulsante do saudoso artista no acervo do centro cultural.

Além das rodas de conversa, o internauta poderá conferir vídeos interativos e playlists especiais no Instagram e Spotify do museu. Os vídeos privilegiam o contato com a obra de J. Borges e uma visita guiada ao acervo audiovisual do Cais do Sertão, sob a mediação da educadora da casa Thalita Mesquita. E nada melhor que relembrar o nosso audiovisual com seleção sobre trilhas sonoras de filmes no Sertão. Todo o conteúdo é gratuito a todos os públicos.

SERVIÇO:

13ª Semana de Patrimônio Cultural de Pernambuco

13/8 – J. Borges: com a xilogravura, o Mestre (Conexão Cais, às 17h, no @caisdosertao);

18/8 – Cinemateca Pernambucana e a preservação do patrimônio audiovisual com Ana Farache (Papo de Museu, às 17h, no @caisdosertao);

20/8 – Roda de diálogo: Patrimônio Audiovisual – Caminhos para Preservação (YouTube do Cais, às 16h);

27/8 – A Herança Musical de Arlindo dos Oito Baixos – com Raminho da Zabumba (Conexão Cais, às 17h).

*Via Assessoria