Inédita, exposição “Tereza Costa Rêgo – Sem concessões” chega à Galeria Marco Zero

Obras da artista plástica pernambucana serão exibidas, de forma gratuita, a partir do dia 1º de abril e segue até o fim do mês, com horário especial no primeiro fim de semana

Em homenagem à obra madura e à dimensão tríplice da trajetória da artista plástica pernambucana, a Galeria Marco Zero tem a honra de apresentar a exposição “Tereza Costa Rêgo – Sem concessões”, sob a curadoria de Denise Mattar. Com acesso gratuito, a mostra inédita abre para visitação do público a partir da próxima sexta-feira (1º), e fica em exibição até o final do mês de abril, com o horário especial no sábado (02) e domingo (03) das 10h às 17h. A Galeria Marco Zero fica localizada na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, bairro de Boa Viagem.

MONUMENTAL – Aclamada pela imprensa, intelectuais, políticos e público de sua terra natal, Pernambuco, Tereza Costa Rêgo faleceu, em 2020, aos 91 anos, com o status de uma lenda; alcançando essa unanimidade sem fazer concessões. Sua obra é indissociável de sua vida longa e intensa, plena de lances dramáticos, de renúncia e rebeldia, paixão e dor.

ANCESTRAL – Entre os destaques desta nova mostra, estão As Mulheres de Tejucupapo”, seu último painel, a emblemática série “7 Luas de Sangue”, que percorre episódios marcantes da história brasileira, e “Apocalipse”, uma obra síntese de sua produção, uma serpente ancestral, dentro da qual se desenrola a batalha da existência humana. O público ainda terá a oportunidade de conferir trabalhos potentes, que exaltam as figuras femininas de Tereza, donas de seus corpos, livres e fortes.

MADURA – Denise Mattar, curadora da exposição, ressalta a importância de reunir essas obras, que há tantos anos não eram exibidas por tanto tempo. A curadora explica que escolheu fazer um recorte pontuado nos trabalhos que considera mais maduros de Tereza, que ousou tratar abertamente de temas árduos e o quanto isso faz com que suas obras continuem atemporais. “Ao contrário de tantos artistas que produzem o melhor na sua juventude, Tereza envelheceu como um vinho raro, e seus aromas e sabores foram se tornando cada vez mais complexos, sutis e intrigantes. A sua pintura é forte e visceral, permeada de uma sensualidade perturbadora. Mas também retrata pontos duros do nosso povo, como toda a questão negra e a dizimação dos índios, tudo isso de maneira contundente” aponta Denise.

HEROÍSMO – Sua última grande pintura, “As Mulheres de Tejucupapo”, tem 8 metros de comprimento por 2,2 metros de altura e consumiu 3 anos de preparação da artista, que a finalizou com 88 anos. A obra reconta uma história de heroísmo feminino, de audácia e de luta pela terra. “Essa criação é uma ode às mulheres: à sua coragem, inteligência e independência. É tempo de compartilhar Tereza Costa Rêgo, de mostrar sua arte para o mundo”, completa Mattar.

LEGADO – Joana Rozowykwiat, neta de Tereza Costa Rêgo, fez questão de ressaltar a relevância da exposição, da reunião das obras de arte de sua avó na época em que que estamos vivendo em relação à luta da liberdade feminina. Com muito orgulho ela refere-se às obras como arte composta de beleza e de coragem. “Ela foi uma mulher à frente de seu tempo, uma das principais artistas plásticas daqui do nosso estado, e seu legado é uma obra que continua provocando encantamento e reflexão em todos que tem contato com ela e isso precisa ser preservado, visto e debatido”, aponta Joana.

Sobre a Galeria Marco Zero

A multiplicidade de visões é o que instiga a Galeria Marco Zero, espaço sediado no Recife desde novembro de 2021 que nasce com o intuito de ir além de fronteiras geográficas, expandindo o circuito de artes visuais no país. Comandada por Eduardo Suassuna e Marcelle Farias, a galeria reúne nomes seminais da arte moderna e contemporânea do Brasil e propõe um diálogo constante entre artistas de diferentes gerações, linguagens e técnicas, conectada ao espírito do tempo.

A Galeria Marco Zero ocupa um espaço de 600m² dividido em três espaços expositivos, sendo dois no andar terreno e um no mezanino, que recebem uma vasta programação artística baseada na pesquisa curatorial e com uma abordagem voltada para um público plural.

No acervo, a galeria reúne obras de diversas vertentes, expressões, períodos e estilos. Entre os destaques, a representação do espólio dos pernambucanos Gilvan Samico e Abelardo da Hora, e a preservação e difusão de grandes nomes como João Câmara, José Cláudio, Cícero Dias, Gil Vicente, Francisco Brennand, Burle Marx, Vicente do Rego Monteiro, Tereza Costa Rêgo, Reynaldo Fonseca, Lula Cardoso Ayres, Carybé, Di Cavalcanti, Portinari, Tomie Ohtake, entre outros.

A Marco Zero ambém se corresponde com movimentos mais contemporâneos apresentando trabalhos de Tunga, Miguel Rio Branco, Paulo Pasta, José Damasceno, Leda Catunda, Rodrigo Andrade, Túlio Pinto, Emmanuel Nassar, Felipe Cohen, Tatiana Blass, Mário Cravo Neto e Paulo Whitaker.

Serviço
Exposição “Tereza Costa Rêgo – Sem concessões” – Denise Mattar
Galeria Marco Zero – Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem
Abertura: 01/04 às 17h | Visitação 01/04 até 30/04
Horário – seg à sex | 10h-19h | sáb (02) e dom (03) |10h-17h | demais fins de semana 10h-17h
Acesso gratuito

*Via Assessoria