O Recife recebe até este domingo (31), a exposição “A Arte Indígena de Victor Brecheret”, no Centro Cultural Correios. Pela primeira vez no Nordeste, as obras da terceira fase do escultor ítalo-brasileiro modernista Victor Brecheret (1894-1955) são inspiradas na cultura marajoara, com raízes brasileiras, uma arte indígena, nativista.
Realizada pelo Instituto Victor Brecheret, a exposição reúne cerca de 60 itens — entre esculturas em pedra, terracota, bronze, gesso patinado e desenhos/esboços — de autoria do escultor, pertencentes ao próprio Instituto e ao Museu de Arte Brasileira – FAAP. Reproduções de textos, documentação de época, ampliações fotográficas, ferramentas de trabalho e objetos pessoais completam o projeto.
A arte tipicamente indígena caracteriza-se por incisões e traçados, que produzem um forte efeito sombreado, e por uma cobertura de camada terrosa, disfarçando a cor inicial do barro, podendo ser coloridas ou não. Inspirando-se nisto, Brecheret aproximou-se do primitivismo milenar, pré-histórico, e inventou sua arte indígena, um estilo novo, antropofágico. Com incisões e grafismos que lembram a escrita cuneiforme, o artista esculpe em terracota temas que representam a volta para uma época na qual lendas e mitos indígenas faziam parte do cotidiano desses povos inspiradores, como nas obras “O Índio e a Suaçuapara”, “A Luta da Onça”, “Veado Enrolado”.
As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 12h às 18h. O Centro Cultural Correios fica na Avenida Marquês de Olinda, 262, no Bairro do Recife. A entrada é gratuita. Mais informações e agendamento pelos telefones 3224.5739 e 3424.1935.
Serviço:
“A Arte Indígena de Victor Brecheret”
Local: Centro Cultural Correios Recife – Av. Marquês de Olinda, 262 – Recife Antigo
Exposição: até 31 de julho (domingo)
Horário: 9h às 18h (terça a sexta) / 12h às 18h (sábado e domingo)
Entrada Gratuita
Produção: Artepadilla – www.artepadilla.com.br
Realização: Instituto Victor Brecheret – www.brecheret.com.br
Patrocínio: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Com informações da assessoria
Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:
Sempre Jovem e Inteligente Como Você!