Última semana da exposição “A Arte Indígena de Victor Brecheret”

 


Cerca de 60 itens podem ser conferidos até este domingo (31)

 


Cerca de 60 itens podem ser conferidos até este domingo (31)

O Recife recebe até este domingo (31), a exposição “A Arte Indígena de Victor Brecheret”, no Centro Cultural Correios. Pela primeira vez no Nordeste, as obras da terceira fase do escultor ítalo-brasileiro modernista Victor Brecheret (1894-1955) são inspiradas na cultura marajoara, com raízes brasileiras, uma arte indígena, nativista.

Realizada pelo Instituto Victor Brecheret, a exposição reúne cerca de 60 itens — entre esculturas em pedra, terracota, bronze, gesso patinado e desenhos/esboços — de autoria do escultor, pertencentes ao próprio Instituto e ao Museu de Arte Brasileira – FAAP. Reproduções de textos, documentação de época, ampliações fotográficas, ferramentas de trabalho e objetos pessoais completam o projeto.

A arte tipicamente indígena caracteriza-se por incisões e traçados, que produzem um forte efeito sombreado, e por uma cobertura de camada terrosa, disfarçando a cor inicial do barro, podendo ser coloridas ou não. Inspirando-se nisto, Brecheret aproximou-se do primitivismo milenar, pré-histórico, e inventou sua arte indígena, um estilo novo, antropofágico. Com incisões e grafismos que lembram a escrita cuneiforme, o artista esculpe em terracota temas que representam a volta para uma época na qual lendas e mitos indígenas faziam parte do cotidiano desses povos inspiradores, como nas obras “O Índio e a Suaçuapara”, “A Luta da Onça”, “Veado Enrolado”.

As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 12h às 18h. O Centro Cultural Correios fica na Avenida Marquês de Olinda, 262, no Bairro do Recife. A entrada é gratuita. Mais informações e agendamento pelos telefones 3224.5739 e 3424.1935.

Serviço:

“A Arte Indígena de Victor Brecheret”

Local: Centro Cultural Correios Recife – Av. Marquês de Olinda, 262 – Recife Antigo

Exposição: até 31 de julho (domingo)

Horário: 9h às 18h (terça a sexta) / 12h às 18h (sábado e domingo)

Entrada Gratuita

Produção: Artepadilla – www.artepadilla.com.br

Realização: Instituto Victor Brecheret – www.brecheret.com.br

Patrocínio: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos


Com informações da assessoria

 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

Sempre Jovem e Inteligente Como Você!

tweet