Iniciativas educacionais voltadas para estudantes do Ensino Médio têm se intensificado em todo o país, aproximando universidades de redes públicas e privadas e ampliando o acesso a atividades formativas, vivências acadêmicas e ações preparatórias para o ingresso no ensino superior. Esse movimento, adotado por diferentes instituições, reflete o fortalecimento da relação com escolas e o compromisso de apoiar a orientação profissional dos jovens.
Em setembro, mais de 1.000 ações presenciais realizadas por equipes especializadas em High School envolveram escolas de todas as regiões do Brasil. Essas atividades — que incluem visitas, oficinas, palestras e eventos temáticos — vêm ampliando o diálogo entre ensino básico e superior, permitindo que os estudantes explorem áreas de interesse e conheçam possíveis trajetórias acadêmicas.
Entre as iniciativas, o Viva Estácio se destacou pela ampla mobilização: foram 18 mil inscritos e 14 mil participantes, em ações que envolveram 294 escolas e contaram com o engajamento de equipes em mais de 45 unidades da região Sudeste. O crescimento expressivo em relação ao ano anterior reforça o interesse dos estudantes em atividades práticas de orientação universitária. No último dia 25 de novembro, o Campus Maracanã recebeu a cerimônia de premiação da 3ª edição da Olimpíada Digital, iniciativa promovida pela Joco em parceria com a SEEDUC e a SME. O encontro celebrou estudantes e escolas que mais se destacaram no game educacional, que nesta edição abordou temas essenciais como fake news, sustentabilidade, racismo, saúde mental, tecnologia e futuro do trabalho. A competição reuniu milhares de jovens de diversas regiões do estado, ampliando o alcance de uma proposta já consolidada como referência de inovação e impacto social na rede pública.
O IDOMED Day, voltado às carreiras da saúde, reuniu mais de 1.800 participantes e concedeu 480 isenções de vestibular presencial, com destaque para o município de Cáceres (MT), que registrou aumento de 467% na participação. Já o Ibmec Day, mesmo sem ocorrer em uma de suas unidades tradicionais, recebeu 1.640 estudantes e distribuiu 364 isenções, mantendo o ritmo de engajamento observado nos últimos anos.
Outro movimento relevante foi a campanha itinerante HS na Estrada, realizada pela Wyden, que levou o SuperVest a diferentes cidades. A ação passou por instituições como FACIMP (MA), UNITOLEDO (SP) e UNIFAVIP (PE), fortalecendo o relacionamento com escolas parceiras e ampliando o acesso dos alunos a atividades preparatórias e conteúdos acadêmicos em diferentes regiões do país.
“Todo o relacionamento que nutrimos ao longo do ano com as escolas parceiras é potencializado com os eventos de experiência. Nosso objetivo final é que os estudantes possam experimentar nosso ensino e infraestrutura. Tivemos percentuais de crescimento consistentes nesse ciclo, que comprovam o sucesso da estratégia”, afirma, Alcides Andrade, supervisor do High School Sudeste.
A percepção sobre a importância desse vínculo também se repete nas regiões onde as ações ganharam força. Em Cáceres (MT), que registrou um dos maiores crescimentos de participação no IDOMED Day, o coordenador local de Relacionamento com Escolas destaca o impacto direto das iniciativas na escolha consciente da carreira.
No Nordeste, a experiência tem sido semelhante. No UNIFAVIP, em Caruaru (PE), as ações realizadas ao longo do ano e reforçadas pelo HS na Estrada aproximaram a instituição de escolas urbanas e rurais do Agreste. Para a coordenadora local, o diferencial está na troca de vivências entre estudantes do Ensino Médio e jovens que já estão na universidade.
“As instituições de ensino têm ampliado seu papel para muito além da sala de aula, fortalecendo o vínculo com as escolas e oferecendo aos jovens oportunidades reais de orientação profissional. No Unifavip Wyden, temos trabalhado de forma ativa para levar conhecimento, esclarecer dúvidas e apresentar caminhos possíveis para quem está decidindo seu futuro. A Feira de Profissões e as ações que realizamos fora dos muros do Centro Universitário — inclusive chegando cada vez mais ao interior — têm sido fundamentais para aproximar os estudantes das diversas áreas do conhecimento e ajudá-los a fazer escolhas mais seguras e alinhadas aos seus sonhos e talentos”, destaca Consultora de Escolas do UNIFAVIP.
*Via Assessoria