Significado e história: padre do Colégio Salesiano explica sentido da Páscoa

A Semana Santa representa um momento único no calendário cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo, reforçando este ato de carinho para a sociedade. A celebração começa no Domingo de Ramos (24) e termina no Domingo de Páscoa (31).

Segundo o diretor do Colégio Salesiano Recife, Padre Eliano Queiroz, os ritos pascais começaram com o Povo de Deus, na época em que era escravizado pelos egípcios e foi libertado por Moisés. Porém, atualmente, com o nascimento de Jesus, a Páscoa é celebrada de uma nova forma. “Temos um novo significado por ser uma passagem da morte para a vida. Jesus é a porta de Deus para o homem livre do pecado, Ele é a nossa Páscoa”, afirma o Padre.

No Colégio Salesiano Recife, nos dias 25, 26 e 27 deste mês, serão feitas vivências da semana santa para os alunos dos Anos Iniciais, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, respectivamente, para celebrar.

O significado da Semana Santa

De acordo com o calendário católico, na Quinta-feira Santa é celebrada a chamada Missa de Lava-Pés, para relembrar o ato de Jesus de abaixar-se para lavar os pés de seus discípulos no local que tomavam a ceia. Esta data tem como foco o mandamento de “amar uns aos outros”.

Enquanto na Sexta-feira Santa é quando aconteceu a via sacra, o julgamento de Jesus, no qual foi torturado e condenado à morte. Para os cristãos, é um dia de silêncio, recolhimento e oração.

No Sábado de Aleluia, o silêncio segue até o momento em que se acende o fogo novo, e em algumas comunidades acontece o batismo de novos fiéis. “É o tempo de espera para a ressurreição, onde é cantado o ‘Aleluia’ e o ‘Glória’”, explica o padre Eliano.

No Domingo de Páscoa, é celebrada a ressurreição de Cristo. “É o ápice da semana, em que Jesus, o filho de Deus, vence a morte e abre para todos os homens e mulheres essa nova estrada que havia sido fechada por meio do pecado”, reforça.

*Via Assessoria