PepsiCo reduz uso de água em 14% nas suas fábricas de alimentos do Brasil em três anos

A PepsiCo, por meio de sua agenda de ESG – PepsiCo Positive (pep+) -, mantém entre seus pilares de negócio buscar uma produção mais sustentável e regenerativa para o planeta. Com esta premissa, investe continuamente em melhorias nos seus processos e produtos para reduzir o uso de água em sua cadeia produtiva. Celebrando o Dia Mundial da Água (22/03), a companhia anuncia seus avanços pela preservação de recursos hídricos no Brasil. Desde 2021, a empresa reduziu em cerca de 14% o uso de água em média de suas oito fábricas (tendo como comparativo a média de água utilizada em 2020), o que equivaleria a mais de 111 mil m³ de água – quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 31 mil habitantes por um mês¹.

Nos últimos anos, a PepsiCo também investiu em um projeto de potabilização de efluentes por meio da tecnologia de biorreatores com membranas e osmose reversa, o MBR/OR, implantada em sua estação de tratamento de efluentes (ETE) própria em Itu (SP). A ETE de Itu, maior fábrica de alimentos da companhia no país, potabiliza aproximadamente 100% dos efluentes resultantes da produção de snacks, retornando esse recurso hídrico para ser reutilizado na fábrica. Com isso, a companhia reduz em 27 milhões de litros de água ao mês sua captação de água no município. A mesma iniciativa será implantada nas fábricas da PepsiCo de Curitiba (PR) e Sete Lagoas (MG), com uma economia de água estimada em cerca de 70% (linha de base 2021) As obras serão iniciadas ainda este ano, com a previsão de que comecem a operar em Curitiba até meados de setembro, e em Sete Lagoas até o final de 2024.

A PepsiCo possui a meta de alcançar impacto hídrico positivo onde atua até 2030, em especial, nas regiões de escassez hídrica. Há muitos anos, a empresa busca aumentar sua eficiência neste indicador, tendo reduzido em 55% o uso de água por quilo de alimento fabricado no Brasil em 2023². Hoje, podemos celebrar uma economia muito significativa deste recurso que é essencial para a vida”, afirmou Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.

Menos água na agricultura para cultivo de ingredientes

No Agro, a PepsiCo apoia práticas regenerativas e mais sustentáveis no campo junto aos seus produtores parceiros, fornecedores de batata e coco-verde no Brasil. Na cultura da batata, por exemplo, estão em testes tecnologias complementares para redução do uso de água, como: um de sistema de captação de água da chuva, o reaproveitamento da água que seria descartada nas últimas etapas de lavagem da batata (com menor sujidade) para utilização nas primeiras etapas e a instalação de hidrômetros para monitorar e controlar o consumo. Avançando nas iniciativas ambientais, foram adotadas outras práticas, como a utilização de aguapés nos tanques de decantação para filtrar e melhorar a água reutilizada e a instalação de sistemas de energia solar para diminuir o consumo energético.

Desse modo, foi estimada uma redução de cerca de 28% no consumo médio de água nas beneficiadoras, somente considerando a lavagem dos tubérculos. O percentual representa uma redução de aproximadamente 45 milhões de litros de água ao ano em 9 lavadoras em 2023. Esse volume é equivalente ao consumo de uma cidade de 225 mil habitantes por 1 dia¹, ou 18 piscinas olímpicas. O projeto está sendo ampliado para mais oito estações de beneficiamento de batata parceiras da PepsiCo no Brasil. Ainda em 2024 serão realizadas novas medições para aferição dos resultados do projeto.

Irrigação mais eficiente e sustentável

A PepsiCo também vem desenvolvendo um estudo sobre novas tecnologias de irrigação na cultura da batata. A iniciativa apontou que a substituição da irrigação realizada com canhão por um sistema de mini aspersão pode trazer maior eficiência no uso da água.

Nos testes conduzidos pela PepsiCo e um produtor de batata de uma fazenda de demonstração no Paraná foi estimado um consumo 22% menor de água por tonelada de batata produzida por hectare. “Ao implantarmos uma tecnologia de irrigação que promove mais eficiência no uso da água e aumentamos o rendimento de campo, estamos colaborando para o uso mais eficiente de recursos hídricos na nossa cadeia de fornecimento. Isto é resultado de investimentos conjuntos da PepsiCo e do produtor para alcançarmos um objetivo comum”, afirmou o diretor de agronegócio da PepsiCo, Ricardo Galvão. A adoção da irrigação por mini aspersão resultaria em incrementos de rendimento de campo em cerca de 27%. Os estudos foram realizados em 2022 durante o período de uma safra. A PepsiCo segue expandindo a área de testes para outras lavouras do sul do país, onde predomina a irrigação por canhão e planeja dividir os dados com seus agricultores parceiros para fomentar a adoção da tecnologia.

Investimento pela preservação e recuperação de bacias hidrográficas

A PepsiCo reúne, ainda, entre suas metas globais fornecer acesso à água potável para 100 milhões de pessoas³, por meio de apoio a projetos e iniciativas sociais com essa finalidade ao redor do mundo, e recuperar aquíferos ao redor do mundo. Para isso, apoia iniciativas e organizações não governamentais em projetos de acesso à água limpa e saneamento básico e de preservação e recuperação de mananciais.

No Brasil, em colaboração com uma organização internacional, a empresa fomentou o reflorestamento e reativação de nascentes, e já recuperou mais de 257 mil hectares de áreas e 86 milhões de litros de água4 junto à Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí (SP) – rio que conflui com o Tietê e integra o abastecimento de grandes cidades do estado. A iniciativa ocorreu durante um ano, em 2022.

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¹ Fonte: IBGE Pesquisa de custo e consumo de água
² Linha de Base 2016 versus 2023.

³ Linha de base 2006.

4 Montante de água recuperado e devolvido à bacia em questão no período de cerca de 12 meses.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.

O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.

*Via Assessoria