A veterinária Annie Tenório, do aplicativo Vet4All, destaca dicas e orientações essenciais para o bem-estar dos animais que vão acompanhar tutores na folia ou irão viajar para o campo ou praia
O Carnaval está no rol das festas favoritas dos brasileiros. E, como uma comemoração democrática aberta a todos, há quem não dispense uma voltinha para curtir algum bloco ou festinha com seu mascote por perto. No entanto, alguns cuidados são indispensáveis para a saúde física e emocional do cão ou do gato, inclusive, para quem não pretende sair, mas vai estar ou reside em lugares onde a folia deve tomar conta das ruas nos próximos dias, assim como orienta a veterinária Annie Tenório, do aplicativo Vet4All.
De acordo com a especialista, é indispensável analisar o perfil do cão diante do excesso de informação visual e sonora nesta temporada do ano. “Temos que avaliar bem o comportamento, se ele não se estressa com o barulho, se irrita com o calor ou mesmo com a presença de outros animais por perto. Tudo isso é de extrema importância para que evitar fugas ou até algumas agressões. O ideal é escolher horários com menor incidência solar, inclusive, para poupar queimaduras nas patinhas, preferencialmente antes das 8h e depois das 16h. Também é interessante levar garrafinhas de água para hidratação contínua e, se possível, conseguir algumas pedras de gelo para evitar hipertermia”, pontua Annie.
Outra recomendação dela é sobre o uso de fantasias. “Basicamente a mesma orientação de análise de perfil. Se o animal aceita facilmente o uso da roupinha temática, ótimo, mas vale testar previamente, escolher materiais que são voltados para o conforto dos pets. Essas produções devem ser livres de glitter e de lantejoulas, que podem cair e ser facilmente ingeridas. Já os sprays de tintas, se forem produzidos para animais, tudo bem, porém o mais recomendado é quem sejam aplicados por profissionais da área, aproveitando a ida ao petshop, por exemplo, já que eles possuem mais cuidados e avaliação sobre riscos, evitando intoxicações”, completa.
Aqueles que pretendem deixar o mascote em casa, devem fazer isso na companhia de um responsável. “Se houver muito barulho na rua, como música alta e fogos, essa pessoa pode ficar por perto para mostrar segurança e acalmar o animal, fechando portas e janelas, colocando algodão nos ouvidos deles e até investir em brincadeiras, apostando em distrações para reduzir as chances de sustos e de traumas. Já os responsáveis que pensam em viajar para o campo ou área de praia, precisam atentar para a atualização dos cartões de vacina, repelentes contra os mosquitos que transmitem leishmaniose e dirofilariose, além das medicações contra pulgas e carrapatos, entre outros. “Essas recomendações são válidas também para as idas ao parcão do bairro ou bloquinhos de pets, onde há interação direta com outros cães e possíveis zoonoses”, finaliza a veterinária da Vet4all.
Sobre a Vet4All:
A Vet4All oferece um serviço inovador: teleatendimento relacionados à saúde veterinária com qualidade, segurança e valor acessível. Por meio de um plano de assinatura no aplicativo Vet4All, os tutores de cães e gatos têm acesso facilitado a veterinários 24 horas por dia, sete dias por semana. Se houver necessidade, o veterinário indicará que o tutor procure um dos parceiros credenciados a Vet4All para o atendimento presencial, exames ou outros procedimentos complementares.
No aplicativo, é possível ter acesso ao mapa de clínicas, hospitais veterinários e lojas parceiras, ficando ciente de todas as possibilidades na região onde reside. Nessa rede, o assinante conta com benefícios e descontos exclusivos em produtos e serviços. Bastará informar que é cliente Vet4All. Mais informações através do site https://www.vet4all.com.br/ e pelo Instagram @vet4all.br.
*Via Assessoria