Sistema Fecomércio e UFRPE inauguram mestrado institucional inédito

Iniciativa visa formar e qualificar pesquisadores. Ao todo, 28 colaboradores serão beneficiados

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), promoveu na última quinta-feira (11) a aula inaugural da primeira turma institucional de Mestrado em Administração e Desenvolvimento. O encontro, realizado no salão de eventos da Faculdade Senac, contou com a presença dos 28 alunos do mestrado – todos colaboradores da Fecomércio-PE -, além de diretores do Senac, coordenadores do mestrado e professores da universidade. O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, e a pró-reitora de pós-graduação, Madalena Pessoa Guerra, também estiveram presentes.

O mestrado institucional faz parte do Programa de Inovação Tecnológica do Sistema Fecomércio (PRINTS), especificamente no âmbito do PRINTS-EDU, que visa impulsionar a cultura do desenvolvimento técnico-científico na instituição com foco em pesquisas voltadas para soluções no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco. Trata-se de uma ação pioneira da Fecomércio-PE e inédita em todo o Brasil. O objetivo é formar e qualificar pesquisadores e profissionais em Administração e Desenvolvimento, promovendo a melhoria da qualidade do ensino, o desenvolvimento de pesquisas e a gestão institucional de excelência.

“Hoje estamos aqui vivenciando um momento histórico para a Fecomércio-PE com essa aula inaugural. Estamos tendo a oportunidade de trabalhar a ciência, a pesquisa e a inovação dentro do Sistema como um todo. É um convênio inédito no país”, afirmou Regivan Dantas, diretor regional do Senac Pernambuco. O presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, lidera essa iniciativa, investindo no desenvolvimento técnico-científico dos colaboradores. Os participantes, completa Regivan, terão a oportunidade de dissertar sobre questões específicas do setor do Comércio  de Bens, Serviços e Turismo.

O reitor da UFRPE, professor Marcelo Carneiro Leão, destacou a produtividade da parceria e a contribuição significativa que ela traz para a instituição de ensino e para o Sistema Fecomércio. “É uma alegria grande estar participando da aula inaugural desse programa de mestrado. É uma ação decorrente já de um ano e meio de parceria de projetos de inovação com o PRINTS. Está sendo extremamente produtivo e animador. Para o Sistema, é a formação que a gente está agregando, mas para a nossa universidade, é a forma de colocarmos para a sociedade todo o conhecimento que é construído na instituição”, disse o reitor.

A professora Madalena Pessoa Guerra, pró-reitora de pós-graduação da UFPRE, ressaltou a importância das parcerias, afirmando que são uma via de mão dupla, onde a universidade e o Sistema Fecomércio crescem juntos com essas cooperações. “Quando a gente fala que é um prazer estar aqui, é exatamente porque a gente vê a importância da universidade sair também do seu ambiente, não o ambiente físico, mas sair do seu local de receber alunos”, acrescentou. “Esse mestrado traz uma renovação para o Programa de Pós-Graduação. E a universidade é isso: é estar junto à sociedade prestando o serviço para poder fazer o seu papel de educação, de conhecimento, de inovação, de pesquisa, de extensão”.

Carolina Pereira, analista pedagógica do Senac Pernambuco e uma das beneficiadas pelo mestrado, está ansiosa para o início das aulas. “Minhas expectativas são as melhores. O Senac, assim como o Sistema Fecomércio como um todo, dá uma grande oportunidade para os funcionários se qualificarem. E isso é um diferencial para a gente e, ao mesmo tempo, para o mercado de trabalho. Porque quando a gente se qualifica, a gente oferece um serviço ainda melhor”, afirmou Carolina. “Tudo que hoje eu tenho na minha área profissional, eu agradeço ao Senac. Eu acho que se a gente souber realmente fazer, a gente aproveita muito o que a instituição tem para dar”, finaliza.

O mestrado, realizado integralmente pela UFRPE – Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento (PPAD), está estruturado em duas linhas de pesquisa: Competitividade e Gestão (Tecnologia e Inovação; Estratégia, Operações e Desempenho) e Políticas Públicas, Desenvolvimento e Sustentabilidade (Economia Circular e Sustentabilidade; Economia Regional e Desenvolvimento Econômico; Planejamento, Desenvolvimento e Políticas Públicas). A seleção dos participantes seguiu critérios rigorosos da UFRPE, garantindo a qualidade acadêmica do programa.

PRINTS – Além do mestrado em Administração e Desenvolvimento, o PRINTS está executando outros oito projetos, que vão desde a concepção e implantação de Núcleos de Pesquisas, Incubadora e Aceleradora, Certificação de Carbono, Políticas de Tratamento de Resíduos Sólidos, Transformação Digital, Reposicionamento do Ensino Superior, Soluções Digitais, entre outros. Esses projetos devem perdurar pelos próximos três anos, com perspectivas de ampliação e solidificação da parceria.

*Via Assessoria