Segunda semana do Janeiro de Grandes Espetáculos apresenta 41 atrações de teatro, circo, música e dança

De hoje (15) até domingo (21), atividades serão oferecidas em todo o Recife, com passagem por Petrolina. Entre os destaques, três companhias internacionais, da França, Itália e Portugal

Em cartaz desde o dia 9, o 30º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco chega à sua segunda semana de atividades, com programação intensa e caprichada, para celebrar as artes cênicas produzidas em Pernambuco, no Nordeste e no mundo. De hoje (15) até domingo (21), subirão aos palcos do festival 41 atrações, apresentadas em 43 sessões no Recife. Petrolina recebe duas destas montagens. Os ingressos, já à venda na plataforma Sympla, têm valores que variam de R$ 15 a R$ 80 – algumas ações são gratuitas. Toda a programação está em www.festivaljge.com.br.

Na agenda desta segunda semana de grandes e muitos espetáculos, todas as linguagens que o festival contempla estarão em cartaz, do circo à música, passando pela dança, leituras dramatizadas e teatro infantojuvenil, com predominância do teatro adulto. Quatro montagens vêm de outros estados (Bahia, Ceará e Paraíba) e três são internacionais, de Portugal, Itália e França.

Os primeiros espetáculos de fora do País apresentados nesta 30ª edição serão de teatro, circo e música. No dia 16, a peça “Cartas d’Abril”, com o ator Simão Barros, da cidade portuguesa Guimarães, é baseada em testemunhos reais e documentos produzidos após a Revolução de 25 de abril de 1974, em Portugal. No dia 19, a companhia italiana Teatro Cárt Comic Education APS, de Florença, apresenta a obra circense “Tranquilli!!!”, celebrando a poesia e o humor, que sempre abrem brechas e sorrisos em meio aos momentos frenéticos do cotidiano. Também no dia 19, o grupo Bel Air de Forro, da cidade de Rennes, na França, apresenta o show musical “Sertão do Mar”, combinando a harmonia e os cruzamentos rítmicos do forró com as frases melódicas, repetitivas e circulares da música bretã.

Entre os espetáculos de outros estados, já na noite desta segunda (15), será apresentada a peça “Cúmplices – Transgressões de um Ricardo III”, de Salvador e Recife, que lotou o Teatro de Santa Isabel na semana de estreia do JGE e agora chega ao Sesc Petrolina. De João Pessoa, duas montagens: dia 18, “Formigas Bebem Absinto no Armazém do Caos”, da Cia Oxente, que revela a poesia quando a complexidade da vida social encontra o caos criativo; e também “Agreste”, dia 19, uma fábula sobre ignorância, preconceito e amor incondicional, com a atriz Fabíola Ataíde, da capital paraibana. E de Fortaleza “Uma Noite em Ritmo Quente” aborda questões sociais, dias 19 e 20, através de uma história inspirada no filme ‘Ritmo Quente’.

DE PERNAMBUCO – Maioria na grade dessa segunda semana e de todo o Janeiro, o teatro pernambucano se fará representar por produções recentes e outras já bastante aplaudidas na cidade. Vêm aí “Quaresma” e “Cara do Pai” (ambos do grupo Operários do Teatro), “Se eu Fosse Malcom” (Eron Villar e DJ Vibra), “Glória (?)” e “E se Anne Frank…” (ambos do Teatro do Amanhã), “H(eu)stória – O Tempo em Transe” e “Marginalha” (Coletivo Grão Comum), “Se Eu Subir, Quem Me Derruba?” (Noz Produz), “Pedras, Flor e Espinho – O Musical” (ACA Produções), “O Menestrel Recita o Guardador de Rebanhos” (com Márcio Fecher), “Confissões Urbanas – Eles Contam Tudo” (Cia Omoiós de Teatro) e “Show de Variedades” (Amotrans).

Para o público infantil, “Quatro Luas” (O Bando Coletivo de Teatro), “O Dia em que a Morte Sambou” (Habib e Valéria), além da leitura dramatizada “A Menina que Vendia Rosas Encarnadas” (Cia Omoiós de Teatro).

A segunda semana conta ainda com a leitura “Evocação do Poeta Maior: Bandeira no Banco dos Réus” (Cia Práxis Dramática), a performance poética “Agbara Ara: Flor e Ferro na Essência das Avós” (com Agrinez Melo) e a roda de bate-papo “Vivências e Desafios na Criação de Espetáculos Juninos em Pernambuco”, seguida pelo Arrastão Cultural com apresentações de dança.

Para embalar os públicos, a música está garantida. Tem Gilmar Bola 8 e Combo X com o show “Mangue Alive”, em homenagem aos 30 anos do movimento Manguebeat; o encontro que une a força ancestral da música de Maciel Salú e Lucas dos Prazeres no show “Abaeté – Uma Celebração Afro-Indígena Brasileira”, uma exaltação às raízes da cultura afro-indígena brasileira. Espalharão ainda seus acordes no Janeiro: Geraldo Maia, com o show “Minha História Sou Eu”, “Olo Frevança Latina” (da Orquestra Latinolindense), “Cordel Operístico Lua Alegria”, com Paulo Matricó; e “O Vulcão entre o Rio e o Mar – Xangô, Oxum e Yemanjá”, que reunirá os afoxés Oxum Pandá, Omim Sabá e Ogbon Obá.

A semana também será de muito movimento, com a apresentação dos espetáculos de dança “Vinte 7” (Cia de Dança Ferreira), “Ser Rizoma” (solo de Lane Luz), “Clássicos do Cinema” (Ballet Ana Roma) e “Nordeste, Dança e Música Irresistível” (Balé Popular do Recife).

Completando a diversidade de linguagens, vai ter circo, sim senhor. A semana, aliás, já começa circense, com a apresentação da montagem online “Mary en Virtual Mood: Palhaçaria entre Telas”, da Cia Animée. Irão se apresentar ainda nos palcos e picadeiros do Janeiro a Cia Devir, em “Nove Tentativas de Não Sucumbir”, e “Eu no Controle”, da Cia da Baju.

O 30º Janeiro de Grandes Espetáculos é uma realização da Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco), com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e patrocínio do Governo de Pernambuco, via Funcultura, da Copergás e da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

SERVIÇO
30º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco
De 9 a 31 de janeiro de 2024
Programação e informações no site www.festivaljge.com.br
Ingressos: www.sympla.com.br/festivaljge 

*Via Assessoria