Barbatuques celebra 25 anos com novo show pelo Brasil

Petrobras patrocina a turnê que circula por 15 cidades brasileiras, com shows e oficinas de música corporal

O grupo faz a estreia da turnê no Recife, com duas apresentações no Teatro do Parque.

O Barbatuques completou 25 anos como grupo artístico, reconhecido mundialmente pela sua linguagem singular de percussão e música corporal. Este marco será celebrado em turnê por 15 cidades no Brasil, ao longo do ano, com patrocínio da Petrobrás. “Barbatuques 25 anos” é o novo show, com estética visual e repertório renovados. A estreia da turnê será no Recife, nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Teatro do Parque.

Esta é a maior circulação realizada pelo grupo em território nacional. Começa por Recife e incluirá Fortaleza, Rio de Janeiro, Campinas/SP, São Paulo, Curitiba, Manaus, Belém, Brasília, Goiânia, Palmas, Campo Grande, São José dos Campos /SP,  Santos/ SP e Caraguatatuba/SP.

Além dos shows, em todas as cidades o grupo ministrará oficinas gratuitas para o público adulto. “Barbatuques 25 anos” também vem como uma homenagem a Fernando Barba, criador do grupo falecido em fevereiro de 2021.

O repertório explora a gênese musical do grupo, trazendo um apanhado simbólico na discografia do Barbatuques, como “Barbapapa’s Groove”, primeira peça para percussão corporal composta pelo Barba, novos singles que ainda não faziam parte de shows, como “Eu vou Cantar” e  “Natureza“ (parceria com Russo Passapusso), hits como Baianá, além dos momentos de improviso e a clássica interação musical com a plateia.

A apresentação percorre a longa trajetória sonora do Barbatuques, dos ritmos e cantos afro-brasileiros do primeiro disco “O Corpo do Som”, passando pelos experimentalismos vanguardistas de “O Seguinte é Esse”, pelas harmonias e polirritmias ricamente elaboradas de “AYÚ”, chegando ao momento atual com o lançamento frequente de singles, onde a canção também ganha força.

“Barbatuques 25 anos” é uma síntese da sonoridade do grupo desde a sua criação. É uma experiência única ver e ouvir o Barbatuques ao vivo, uma orquestra orgânica que leva a música corporal para variados cantos do mundo.

A turnê 25 anos do Barbatuques é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras, por meio da Secretaria de Cultura, realização do Núcleo Barbatuques, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço
Barbatuques 25 anos!
 Estreia da turnê no RECIFE
Local:  Teatro do Parque
Data: 3 e 4 de fevereiro de 2024
Horários: 20h (sábado) e 16h (domingo)
Endereço: R. do Hospício, 81 – Boa Vista, Recife – PE
Fone: (81) 3242-3437
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Capacidade:  800 lugares
Acesso para pessoas com deficiência
Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia entrada prevista por lei)
https://bileto.sympla.com.br/event/90423
Inscrições gratuitas para a oficina, também pela Sympla

Agenda:”Barbatuques 25 anos”

3 e 4/02/2024 – Teatro do Parque – Recife
2 e 3/03/2024 – Teatro José de Alencar – Fortaleza
16 e 17/03/2024 – Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro
5/04/2024 – Teatro Iguatemi – Campinas
20 e 21/04/2024 – Teatro São pedro – São Paulo
4 e 5/05/2024 – Teatro Guairinha – Curitiba

Repertório
26 (André Hosoi)
Barbapapa’s Groove (Fernando Barba)
Baião Destemperado (Fernando Barba)
Do Mangue a Manga (Fernando Barba)
Skamenco (Bruno Buarque e Fernando Barba)
Eu Vou Cantar (releitura de Maria do Carmo Barbosa)
Peixinhos do Mar (domínio público)
Cheiro Verde
Kererê (André Hosoi)
Sete (Fernando Barba e Giba Alves)
Natureza (André Hosoi e Russo Passapusso)
Baianá (versão Barbatuques para Boa Tarde Povo, Maria do Carmo Barbosa e Melo)
Gogó da Ema (Maria do Carmo Barbosa)
Carcará (João do Vale)

Conheça mais sobre o Barbatuques

Grupo paulista de música corporal e vocal. Em sua extensa trajetória, foi muito além dos palcos de mais de 30 países, chegou nas trilhas sonoras do cinema e da publicidade, em jogos, nas pistas de dança em milhares de remixes criados por DJs. Clássicos já consagrados pelo público, como “Baião Destemperado” e “Baianá“, fazem sucesso em todas as plataformas de streaming no mundo, com uso massivo em vídeos de canais como Instagram e TikTok.

A sonoridade do Barbatuques tem uma sobreposição moderna de estilos e estéticas, são canções e “músicas “instrumentais” em ritmos tradicionais ou contemporâneos, como o baião, coco, samba, maracatu, rap, eletrônico, afoxé, funk, carimbó, toré indígena, rock, beatbox, kecak e a música africana. Exploram a fonética, aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos do erudito, da tradição popular brasileira ao pop.

A linguagem pioneira desenvolvida pelo grupo contribuiu significativamente para a difusão da música corporal pelo mundo e é referência até hoje. O Barbatuques também mantém atividades em setores distintos como o corporativo e educacional, tornando-se uma significativa ferramenta pedagógica. Recentemente, lançou seu primeiro songbook ‘Barbatuques Volume 1’, com partituras de músicas transcritas e cifradas e um rico material sobre técnicas de música corporal, ferramenta que amplifica o acesso a essa linguagem.

Canais Barbatuques:
www.barbatuques.com.br
www.instagram.com/barbatuques
www.youtube.com/barbatuques
https://www.tiktok.com/@barbatuquesoficial
www.facebook.com/barbatuques
www.twitter.com/barbatuques

*Via Assessoria