A poesia do maracatu de baque solto chega ao litoral norte de Pernambuco

Evento acontece neste sábado (17), na Praia de Pontas de Pedras, em Goiana, litoral Norte do Estado. Cerca de 30 mestres e contramestres, e centenas de folgazões, de diferentes brinquedos, estão confirmados no evento
A Praia de Pontas de Pedras, localizada em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, sedia, neste sábado (20), o 1º Encontro de Mestres de Maracatu da Zona da Mata Norte – até as sereias vão se encantar. Cerca de 30 mestres e contramestres, e centenas de folgazões, de diferentes brinquedos, estão confirmados no evento, que é aberto ao público e gratuito. Ao todo, serão seis horas de muita poesia de versos de improviso e literatura popular.

A programação começa às 20h, com concentração dos grupos de maracatus rurais na área do calçadão da Praia de Pontas de Pedras, onde encontra-se instalado o letreiro – cartão de visitas do local. Lá, caboclos de lança, reis, rainhas, baianas, arreiamás, entre outros personagens da brincadeira, se reúnem para  “esquentar o terno” e acertar a rima e o passo. Um grande cortejo cultural promete colorir toda orla, levando música, energia e muita diversão para o público.
“Estamos animados de trazer pela primeira vez este evento para Goiana. Vamos fazer a “manobra” com todos os mestres e folgazões, conforme manda a tradição, e tomar o calçadão junto com os mestres saudando o público, em uma prévia do que será os embates poéticos” antecipa o produtor cultural, André de Lica.
“Até as sereias vão se encantar com a poesia e o encantamento do maracatu” declara o produtor cultural e coordenador do evento, Alexandre Veloso, em uma menção emocionante da memória da Praia de Pontas de Pedras, que guarda debaixo das águas salgadas o Navio Copérnico -1883 e  do Vapor Bahia – 1887, que, segundo a oralidade, reza a lenda, foram afundados com a participação das sereias que habitam por lá.
“Não podemos afirmar sobre a participação delas, mas o mar tem seus mistérios. E, desta vez posso dizer: o cântico poético dos mestres e contramestres fará a mão contrária. Será da terra para o mar, sob a luz do Farol Santa Helena, que “alumia” o caminho para os navegantes, há de iluminar a sensibilidade poética dos mestres do baque solto” disse.
O encontro dos mestres poetas será na calçada da Igreja Nossa Senhora do Ó – um dos importantes equipamentos patrimoniais da Mata Norte, em atividade desde 1589, ou seja, há 434 anos, na orla de Pontas de Pedras. Por lá, antes das apresentações dos maracatus, quem sobe ao palco é o cirandeiro e mestre de maracatu rural, Mestre Anderson Miguel, abrindo a grade de apresentações a partir das 21h.
Em seguida, quem comanda a festividade são os mestres e mestras de maracatus rurais, das cidades da Zona da Mata Norte. Entre os ícones da cultura popular de tradição raiz estão: Mestre João Paulo (O papa do Maracatu Rural), Zé Joaquim, Anderson Miguel, Mestre Manoel Damião; Mestre Dedé Vieira, Mestre André de Lica, Mestre Pedrinho Gabriel, entre outros.
Há, ainda, participação especial do Maracatu Caminhada Brasileira – Patrimônio de Pernambuco (Nazaré da Mata); Maracatu Leão da Fortaleza (Goiana); e o Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, são algumas das atrações confirmadas no encontro.
HOMENAGEADOS – Neste 1º Encontro de Mestres de Maracatu da Zona da Mata Norte, serão homenageados Mestre Pedro, do Caboclinho Cahetés de Goiana; Mestre Dedé Vieira do Maracatu Cambinda da Lagoa, de Lagoa de Itaenga; Catita Daiana, interpretado pelo produtor cultural Valmir Severino, de Nazaré da Mata; e o Maestro Pingo da Associação Cultural de Pontas de Pedras.

Serviço:

O quê: 1º Encontro de Mestres de Maracatu da zona da Mata Norte
Quando: Sábado, dia 20.
Onde: Praia de Pontas de Pedras, Goiana, na Zona da Mata Norte
Horário: das 20h00 às 02h00
Gratuito
Realização:
Alexandre Veloso e André de Lica
Apoio: Prefeitura Municipal de Goiana
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural

*Via Assessoria