Baile Municipal de Gravatá tem retorno triunfal após uma década de hiato

Toda a renda conseguida com a festa de caráter cultural e beneficente vai ser revertida ao Lar de Amparo ao Idoso, de Mandacaru

Os metais soaram, os tambores rufaram e trouxeram o lembrete que os dias oficiais de Momo estão perto. O Baile Municipal de Gravatá abriu a temporada de grandes prévias do Agreste com festa na noite da última sexta-feira (26), no Centro Desportivo Gravataense. O local ganhou ares de circo abrigando foliões de todos os estilos: dos mais irreverentes aos tradicionais. E o melhor de tudo: além do caráter cultural, que mantém a chama do Carnaval acesa com a presença de ritmos variados, o baile teve caráter beneficente, com a renda totalmente revertida para o Lar de Amparo ao Idoso de Mandacaru.

Tendo como anfitrião o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, muitos brincantes aderiram à ideia de aliar diversão e solidariedade. Entre muitas presenças ilustres abrilhantaram a festa personalidades como o prefeito de São Joaquim do Monte e a esposa, Bianca e Duguinha Lins, e o vice-prefeito da cidade, Guto Coelho. O poder legislativo de Gravatá foi representado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Léo do Ar, e pelos vereadores Nego Suíno e Tonho da Rodoviária.

O prefeito Joselito Gomes, fantasiado como o dono do circo, disse: “Respeitável público, estamos retomando o Baile Municipal em Gravatá com muito brilho, colorido, muita gente bonita. O salão está lotado, homenageando uma pessoa queridíssima em Gravatá, dona Fátima Santana, e o objetivo do baile, que é ajudar o abrigo dos idosos no distrito de Mandacaru. Vamos brincar com muita alegria e esperança. Vamos nos divertir!”, incentivou.

A família da grande homenageada do Baile Municipal de Gravatá 2024, Maria de Fátima Santana, também marcou presença na festa. Patrícia Santana, uma das filhas dela, falou em nome dos parentes sobre a honraria. “A família fica muito feliz e grata por essa homenagem. Mamãe é uma pessoa que emanava alegria, exalava carnaval e passou essa tradição para toda a família, um legado muito grande. A homenagem da Prefeitura de Gravatá nos deixou alegres. O coração ficou massageado por tanto carinho e amor porque toda forma de homenagem a Mainha é válida e ela merece todas as homenagens. É uma pessoa maravilhosa, inesquecível e sempre estará presente em nossos corações. Uma pessoa única. Obrigada!”, comentou. Os homenageados do Carnaval de Gravatá 2024, Lucia Pereira e Márvio Tibúrcio, também prestigiaram o baile.

Viviane Facundes, primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, destacou a nobreza do público que prestigiou o evento e ainda pôde colaborar com uma causa social. “É com grande alegria, satisfação, gratidão a Deus por estar aqui fazendo o bem a quem precisa. Esse é o nosso objetivo, é uma gestão que acolhe, que partilha e que trabalha em prol da população gravataense. Hoje, em especial, estamos trabalhando para fazer o bem ao Lar de Amparo ao Idoso de Mandacaru”.

As apresentações culturais tiveram destaque na noite festiva. As boas-vindas aos foliões foram dadas pelo Maracatu Sol Brilhante, com o batuque contagiante e inconfundível do grupo. Em seguida, o frevo rasgado da Orquestra do Maestro Adelson, outra atração gravataense de peso, movimentou o salão. O Baile Municipal de Gravatá 2024 teve ainda as apresentações da Bateria Cabulosa, de Olinda, e, já na madrugada do sábado (27), a cantora Silvana Salazar trouxe toda a energia da capital pernambucana, Recife, cantando hits antigos e sucessos atuais da música brasileira. Ela deixou os inimigos do fim com gosto de quero mais!

O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Marllon Lima, falou sobre a prévia. “Após 10 longos anos de espera, o Baile Municipal está retornando com tudo, superando todas as expectativas possíveis dos organizadores. A gente agradece de antemão a todo mundo que comprou a ideia, uma causa nobilíssima, ajudar a Casa do Lar de Amparo ao Idoso. O abrigo dos velhinhos de Mandacaru faz toda diferença na área de apoio ao idoso que não tem residência, não tem o amparo da família, um trabalho social muito belo”, destacou.

O gestor também enfatizou os apoios recebidos para a realização da festa. “Agradeço demais a confiança do prefeito Padre Joselito, que investiu na ideia, e a parceria da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer com as Secretarias de Assistência Social e Juventude e de Comunicação Social e Imprensa, além de todos os envolvidos para que esse grande baile acontecesse. Ele superou a quantidade de público e está lindo, as pessoas brincando na paz e isso é o Carnaval de Gravatá, com alegria e amor. E a folia está só começando. Tem muita coisa boa para acontecer pela frente”, completou Marllon Lima.

Lembrando que a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, dá continuidade aos Aulões de Frevo, no Parque da Cidade, nesta terça (30) e quinta (01º), a partir das 19h30. A participação na atividade é gratuita e aberta a todos os públicos.

*Via Assessoria