Abrasel em PE cria campanha com cartazes de combate ao assédio e violência contra mulheres

Os cartazes serão exibidos em bares e restaurantes do estado

A Associação de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel em PE), em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e a UNINASSAU, desenvolveu uma campanha para combater os casos de assédio e agressão contra mulheres no estado. A partir de agora, os bares e restaurantes contarão com cartazes informativos, exibindo canais de ajuda às vítimas de violência.

Na prática, os pôsteres serão expostos em diversos estabelecimentos no estado e contarão com um QR Code que direcionará os clientes a informações como canais de denúncia de violência contra a mulher. Por meio do QR Code, também será possível ter acesso direto a serviços oferecidos pelo Grupo Mulheres do Brasil, como acolhimento das vítimas por psicólogos, nutricionistas e atendimento relacionado ao bem-estar mental e social das mulheres.

Rhaissa Soares, diretora executiva da Abrasel em Pernambuco, destaca como surgiu a ideia de realizar a ação no estado. “Vimos a necessidade crescente de conscientizar as pessoas sobre o tema, até porque é um problema social que pode acontecer em qualquer lugar. Quanto mais informações úteis, melhor. Nosso objetivo principal é acolher e instruir a vítima. Construímos o cartaz junto ao Grupo Mulheres do Brasil, onde tem os contatos diretos para as urgências relacionadas à proteção da mulher”, diz Rhaissa.

A medida também está em conformidade com as normas do “Protocolo Violeta”, previsto na legislação municipal do Recife, que visa ‘criar uma rede de enfrentamento à importunação sexual nos espaços de lazer noturnos, prevenindo e enfrentando a violência contra as mulheres’.

Segundo Barthira Caldas, líder do Comitê de Combate à Violência Contra a Mulher do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Recife, o QR Code foi desenvolvido pela AKA Serviços Tecnológicos com a ajuda de jovens estudantes da área de tecnologia com o conteúdo supervisionado pelos Comitês. Ela também ressalta o propósito da iniciativa, “nosso objetivo é colaborar com a divulgação da lei facilitando o acesso às informações para que as mulheres possam saber de forma rápida o que a Lei nos garante”, conclui Barthira.

A Abrasel também buscou instituições parceiras para garantir ao setor capacitações sobre o tema, e a UNINASSAU disponibilizará quatro cursos gratuitos para colaboradores de diversos segmentos. “O primeiro curso é sobre combate à violência e importunação sexual; no segundo curso, nós vamos tratar sobre o aparato jurídico-legal; o terceiro sobre os protocolos de intervenção e como aplicar esse Protocolo Violeta, Lei Municipal do Recife lançada no mês de novembro de 2023. E teremos o quarto tema que é violência, gênero, raça e classe”, explica Sérgio Murilo Jr., Diretor de Governança Social do Grupo Ser Educacional.

Os cursos são voltados para colaboradores de bares e restaurantes e também para quem se interessar pelo assunto. O objetivo é preparar as pessoas para qualquer tipo de situação de assédio e/ou violência contra mulheres que venha a ocorrer nos estabelecimentos. Para se inscrever, basta acessar https://www.godigitaledu.com/link/checkout?utm=formacao-protocolo-violeta.

Sobre a Abrasel: A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização nacional de cunho associativo empresarial, sem fins lucrativos, que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar. Com 34 anos de atuação em Pernambuco, a Abrasel em Pernambuco conta com cerca de 600 associados em 35 municípios pernambucanos, representando cerca de 55 mil CNPJs do segmento de alimentação no estado.

*Via Assessoria