Aluna e atleta do time de basquete universitário da Estácio Recife é convocada para a Seleção Brasileira 3×3 – Sub 18

Ala-pivô de 18 anos vai participar da seletiva para disputar os Jogos Sul-Americanos da Juventude, na Argentina

A ala-pivô do time de basquete feminino do Centro Universitário Estácio Recife, Manuella Aquino, de 18 anos, foi convocada para as seletivas de formação da Seleção Brasileira 3X3 – Sub 18 que vai disputar os Jogos Sul-Americanos da Juventude entre os dias 28 de abril e 2 de maio, na Argentina. Esta é a terceira vez que a atleta pernambucana é convocada para representar o Brasil em campeonatos internacionais.

Em  2018, a jogadora participou das seletivas para a integrar a Seleção Brasileira U15 5×5. Já em 2021, com 17 anos, foi convocada para a Seleção Brasileira 3×3 – Sub 23, passou na eliminatória e viajou para a Colômbia para disputar o Panamericano Júnior em Cali. Agora, a integrante do time de basquete da Estácio Recife viaja para o Rio de Janeiro, onde disputa com outras sete atletas brasileiras a vaga para defender o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude.

“Minhas expectativas estão altas! Espero conquistar uma vaga para vestir a amarelinha e representar o país da melhor forma possível”, afirma a atleta, que começou a jogar basquete aos 12 anos. Atualmente, Manuella se divide entre os treinos e jogos pelo time de basquete da Estácio Recife e o curso de graduação. A jogadora está cursando o 1º período de Educação Física na instituição de ensino superior.

O time de basquete feminino da Estácio Recife foi formado a partir da parceria com o Nosso Clube/Instituto Vitaliza, que há 15 anos recruta e forma atletas de colégios públicos recifenses em diversas modalidades. Segundo Affini Junior, gerente esportivo do Nosso Clube/Instituto Vitaliza, as atletas selecionadas recebem não só bolsas de estudo, mas também todo o acompanhamento necessário realizado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista, preparação física e fisioterapia.

De acordo com Diogo Barbosa, coordenador do curso de Educação Física da Estácio Recife, a convocação da atleta Manuella é um reflexo da qualidade do time que a parceria entre o centro universitário e Nosso Clube/Instituto Vitaliza formou. “Nosso principal objetivo é utilizar o esporte como veículo de transformação social e formação de novas profissionais competentes para atuar no mercado em diferentes áreas, oferecendo às alunas o acesso a um ensino de qualidade e a oportunidade de se desenvolverem também enquanto atletas”, finaliza.

*Via Assessoria