A importância das atividades lúdicas na infância

Especialista dá dicas práticas de como aproveitar melhor o tempo com as crianças e evitar a exposição a telas

A primeira infância é um momento fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo. Essa inteligência singular é adquirida principalmente nos primeiros 2 anos de vida, que determinam grande parte do amadurecimento das estruturas e regiões cerebrais, sendo consequência do tempo, da experiência e das relações vividas pelas crianças durante este período. Em um mundo cada vez mais tecnológico, como pensar o impacto das telas sobre esse processo de desenvolvimento?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) a recomendação é evitar a exposição de crianças menores de dois anos às telas, além de limitar o tempo de uso ao máximo de uma hora por dia, entre dois e cinco anos, com a supervisão de pais, cuidadores ou responsáveis. “Pesquisas apontam que a superexposição a eletrônicos pode causar déficit de atenção, atrasos cognitivos, distúrbios de aprendizado, aumento de impulsividade e diminuição da habilidade de regulação própria das emoções. O grande desafio das famílias é proporcionar brincadeiras em casa, com o objetivo de reduzirem o uso exagerado de telas”, explica Beth Coutinho, pedagoga e professora do curso de pedagogia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG)

Através do lúdico a criança será beneficiada, de forma dinâmica, o integral desenvolvimento potencial criativo. A criança que brinca bastante terá suas habilidades bem trabalhadas, daí a grande relevância de jogos e brincadeiras grupais em família. “A criança quando interage com familiares e amigos, terá sua autoestima bem trabalhada, proporcionando um melhor desempenho no dia a dia. Se faz necessário a criança usufruir daquilo que gosta e, a faz feliz. Procurar resgatar brincadeiras dos pais e avós através de rodas de conversas em família. O brincar deixa a criança tranquila e feliz. Brincar é aprender a vida com alegria.”, reforça a especialista.

Confira algumas atividades para fazer em família:

  • Cinema em Casa
  • Pintura de folhas secas: em uma folha de ofício pegue algumas folhas secas e com o giz ou tinta passe por cima
  • Caça ao tesouro
  • Passeios na natureza
  • Piquenique em Família
  • Trilha em família
  • Ciclismo
  • Visita ao zoológico

*Via Assessoria