Assistido por mais de 14 bilhões de pessoas no Youtube, Mundo Bita retoma montagem de adaptação teatral original e faz turnê com o “Programa Diversão em Cena”, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Fundação ArcelorMittal
Um dos maiores canais do YouTube voltados para crianças no Brasil, com mais de 14 bilhões de visualizações, o Mundo Bita retoma a montagem teatral do musical “Bita e a Imaginação que Sumiu”. Lançado em 2017, a peça volta em cartaz com elenco original e turnê por todo o país. Em Recife, será encenado no Teatro RioMar, nos dias 24 e 25 de junho. “É uma experiência enriquecedora usar múltiplas formas artísticas, como teatro de bonecos, atores e audiovisual em um mesmo espetáculo, interagindo, ao vivo, com o nosso público”, diz o pernambucano João Henrique, um dos sócios da animação e autor da adaptação musical teatral dirigida por Alessandra Colasanti.
A montagem se apropria da técnica transmídia e da linguagem multiplataforma, além de apresentar uma dramaturgia construída exclusivamente para o teatro, com 10 músicas autorais, divertidas e educativas, que já fazem sucesso na internet. O musical conta a aventura de Bita e seus amigos Lila, Dan e Tito. Na Galáxia da Alegria, entre o Planeta Música e o Planeta Circo, está o maravilhoso Mundo Bita. Lá, moram o Bita e os Plots, pequenos seres verdes alienígenas. Nesse lugar tudo é movido a um combustível especial: imaginação. Um dia os Plots percebem a inesperada falta deste ingrediente no reservatório do planeta. Cabe ao protagonista viajar para a Terra com seus amigos na tentativa de solucionar a questão.
O Mundo Bita ganhou vida em 2011 nos estúdios da Mr.Plot, produtora de conteúdo fundada no Recife (PE) por Chaps (cantor e criador do personagem) e seus sócios João Henrique Souza, Enio Porto e Felipe Almeida, todos pais. “Bita surgiu, na verdade, para ilustrar o quarto da minha primeira filha, em 2011. De lá pra cá, ele ganhou vida e hoje é parte do dia a dia de várias famílias”, comenta Chaps, que é também autor das canções que ilustram os vídeos do Youtube e do espetáculo.
Bita e a Imaginação que Sumiu é fruto de uma parceria entre a empresa criadora dos personagens, Mr.Plot, e a Gávea Filmes, produtora de cinema e teatro. “Conheci os personagens em 2017, quando idealizamos a montagem que já percorreu teatros no Rio, SP, BH e Curitiba. Agora retornamos ao RJ para uma temporada no mais novo teatro da cidade, o EcoVilla no Jardim Botânico”, diz Bianca de Felippes, que produz o espetáculo em parceria com Gabriel Bortolini.
Em onze anos, os mais de 100 clipes autorais lançados ultrapassam 14 bilhões de visualizações no Youtube, o álbum “Bita e a Natureza” foi indicado ao 19º Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil e coleciona diversas premiações, como discos de platina duplo e discos de ouro. As produções dos conteúdos autorais abordam, com leveza, cor e muita música, temáticas atuais e assuntos que contribuem para a formação saudável e solidária das crianças. Entre as situações vivenciadas pelas personagens estão trabalho em equipe, brincadeiras imaginativas, atitudes de perseverança e adoção de estratégias apropriadas à faixa etária para superar obstáculos.
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.
BITA E A IMAGINAÇÃO QUE SUMIU
Teatro RioMar Recife
Av. República do Líbano, 251 – Pina / Recife
Bilheteria: Uhuu
Na bilheteria do teatro ou pelo link:
Dias 24 e 25/06
Sábado e Domingo às 17h
Ingressos:
R$ 20,00
Crianças de colo até 2 anos (incompletos) não pagam
Duração: 60 minutos
Recomendação: Livre
Gênero: musical infantile
Ficha Técnica:
Texto: João Henrique Souza
Músicas: Chaps Melo
Direção Artística: Alessandra Colasanti
Elenco: Barbara Ferr, Isabela Quadros, João Manoel, João Velho,
Robson Lima e Rodrigo Drade
Direção de Arte: Clivia Cohen
Direção Vocal: Pedro Lima
Direção de Movimento: Renato Linhares
Iluminação: Felicio Mafra
Assistente de Direção: Lorena Morais
Figurinista Assistente: Clara Cohen
Perucas e Fantoches: José Cohen
Cenotécnico e Pintor de arte: Massimo Esposito
Assistente de cenotécnico: William Marcello
Aderecistas: Daniely Stenzel, Marcia Marques e Tassia Marques
Contramestre/Costureiros: Lucila Belcic, Paulo Barbosa, Selma Mantovani
Técnico de Som: João Paulo
Sonoplastia: Roberto Silva
Operação de vídeo: Clayton Ramos
Direção de Cena: Lucia Martinusso
Fotos: Elisa Mendes
Programação Visual: Leonardo Gomez
Coordenação Redes Sociais: Luiz Schiavinato Valente e Wynne Mello
Assistente de Produção: Gabriela Newlands
Assessoria Jurídica: Roberto Silva
Produção: Gávea Filmes
Coprodução: Reprodutora
Produtores Associados: Bianca De Felippes e Gabriel Bortolini
Licenciante: Mr. Plot l
Patrocínio: Fundação ArcelorMittal
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
SAIBA MAIS: @diversaoemcena
*Via Assessoria