Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo, descartando mais de 2 milhões de toneladas por ano e reciclando menos de 3% disso
A Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, e o Plaza Shopping instalaram um coletor de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE) com capacidade de até 350 kg no piso E1 (Edifício Garagem), próximo ao ponto de entrega voluntária de outros materiais recicláveis. A parceria é parte do plano de expansão do programa de coleta e reciclagem de eletroeletrônicos da gestora e das ações da área de Responsabilidade Socioambiental do shopping. A ação também faz alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado no último dia 17 de setembro. A população já pode levar eletroeletrônicos de pequeno e médio porte e pilhas até o local no shopping para fazer o descarte ambientalmente correto.
Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos são todos os dispositivos eletroeletrônicos que usamos no dia a dia: CPU’s, notebooks, nobreaks, estabilizadores, monitores, fontes, HDs, cabos de força, eletrodomésticos, carregadores, celulares, tablets, impressoras, leitores de CD/DVD e placas, entre outros materiais. Todos esses serão recebidos pelo ponto de coleta no shopping. “Shoppings são localizações estratégicas para a instalação de coletores e vemos que estão sempre entre os pontos que mais recebem descartes. Agradecemos a confiança e colaboração do Plaza Shopping”, comenta Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.
“Sempre estimulamos os clientes, lojistas e colaboradores a fazerem o descarte correto dos resíduos sólidos. Contamos com lixeiras no mall e um ecoponto no edifício garagem para outros resíduos. Agora instalamos este coletor para proporcionar mais comodidade a quem não dispõe de um local para descartar seus itens adequadamente e com a segurança de que seguirão para uma destinação correta e que preserva o meio ambiente”, comentou Jakeline Soares, coordenadora de responsabilidade Socioambiental do Plaza Shopping.
Reciclagem – O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. O descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2. Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site Eletrônico Não É Lixo, ou no @eletroniconaoelixo nas redes sociais, é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos e também baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.
Sobre a Green Eletron – A Green Eletron é uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e pilhas. A organização sem fins econômicos ou lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/2010 PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Green Eletron criou um sistema coletivo para gerenciar toda a logística reversa de suas associadas, o qual envolve desde a coleta até o envio de aparelhos eletroeletrônicos e pilhas para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes ou importadoras de eletroeletrônicos e pilhas.
RSA Plaza – Desde 2009, o Plaza Shopping realiza ações de Responsabilidade Socioambiental. O empreendimento assume seu compromisso socioambiental e desenvolve atividades e ações a partir dos seguintes eixos de atuação: educação e formação profissional, voluntariado corporativo, apoio a grupos e instituições, incentivo a atitudes sustentáveis, com atividades focadas na conscientização do descarte correto do lixo, na reutilização dos resíduos sólidos urbanos e na melhoria da mobilidade; coleta seletiva, adoção de área verde (Praça Francisco Pessoa de Queiroz) e utilização de energia solar. O shopping conta com um ponto de entrega voluntária de resíduos que fica no térreo do Edifício Garagem (E1) e com lixeiras seletivas, com divisórias para os resíduos orgânicos e recicláveis, visando estimular os clientes a descartarem o lixo que produzem enquanto estão fazendo compras e passeando no mall de forma adequada.
*Via Assessoria