Saiba quais são os procedimentos estéticos mais usados na terceira idade

A especialista em Tricologia e professora de Estética e Cosmética da UNIT-PE dá dicas de técnicas para os cabelos, pele, corpo e unhas

Cada vez mais pessoas da terceira idade estão recorrendo a procedimentos estéticos para reparar e renovar a ação do tempo. Afinal de contas, com o avançar dos anos, é natural a ocorrência de manchas na pele, flacidez e linhas de expressão. O cabelo também muda: se torna mais poroso, podendo ficar mais enfraquecido e com quebra, devido a alterações hormonais e exposições. As unhas se tornam mais ressecadas, quebradiças e finas.

“Quando nós envelhecemos, o metabolismo diminui e fica mais lento, modificando a produção hormonal e o sistema capilar”, explica Rebeca Rocha, especialista em Tricologia e professora de Estética e Cosmética do Centro Universitário Tiradentes (UNIT-PE). Segundo ela, já existem diversas técnicas que estão disponíveis no mercado.

Cabelo

O cabelo requer cuidados. “É preciso ter uma vida saudável, manter uma alimentação rica em vitaminas, fibras, minerais e ingerir muita água, para que o folículo capilar consiga receber oxigênio e nutrientes”, salientou a especialista em Tricologia. Rebeca dá algumas dicas de tratamento. Ela recomenda ainda usar ativos de ação antiinflamatória e antioxidante, que melhoram a fibra capilar, otimizando a entrega dos nutrientes na região.

Unhas

No caso das unhas, a área de podologia oferece opções para corte, limpeza, hidratação e tratamentos nos pés e mãos.

Pele

Para a pele há algumas opções. Uma delas é a toxina botulínica, que consiste na aplicação com agulhas. Elas agem como um paralisante muscular, diminuindo as rugas em diversas partes do rosto. A duração é de seis meses, podendo ser feita reaplicação.

Outra alternativa é a aplicação de ácido hialurônico, que reduz no organismo com o passar dos anos e é utilizado para preencher rugas, depressões e sulcos. Tem ainda o microagulhamento – técnica aplicada através de um rolo com microagulhas – para estimular a produção de colágeno, melhorando a flacidez e o aspecto geral da pele. O peeling químico é um método bastante popular, agindo também na região para promover o rejuvenescimento e o combate às manchas e rugas.

Corpo

Para o corpo, também existem técnicas diversas. Entre elas, a radiofrequência e a terapia vibro-oscilatória, que reduzem a gordura localizada e a flacidez.

*Via Assessoria