Cronograma capilar: confira as dicas da Natura

A marca preparou um guia completo para desenvolver um cronograma adaptável e personalizado, de acordo com as necessidades de cada cabelo

O cronograma capilar funciona como um calendário de tratamento no qual são utilizados produtos com foco em hidratação, nutrição e reconstrução, de acordo com as necessidades de cada cabelo, seja qual for o tipo de curvatura. Para ajudar nas etapas desse processo, Natura Lumina preparou um guia completo para desenvolver um cronograma capilar personalizado. O processo consiste em uma rotina de cuidados e de recuperação do cabelo em três etapas de tratamento.

Etapas do cronograma capilar

O cronograma capilar é dividido em três etapas principais, sendo elas: hidratação, nutrição e reconstrução.

A hidratação é a etapa que devolve água ao córtex capilar, que está localizado abaixo das cutículas e é responsável por proporcionar resistência e elasticidade aos fios. Esse processo dá maciez, suavidade e brilho aos cabelos, deixando-os mais emolientes e com movimento. Por esse motivo, a técnica é indicada para cabelos que estão com o aspecto áspero, opaco, ressecado e com pontas duplas.

Etapa 2: A etapa de nutrição capilar repõe os lipídios que protegem e recuperam os fios, devolvendo a oleosidade natural (que é muito necessária) para o cabelo. Com isso, é possível selar as cutículas, proteger os fios contra a perda de hidratação e dar adeus ao frizz, bem como ao aspecto ressecado, sem brilho e definição e pontas duplas.

Etapa 3: Por fim, a reconstrução capilar é a etapa responsável por restituir massa à fibra capilar. Quando os fios estão finos, porosos, quebradiços, elásticos e com pontas duplas, significa que eles precisam de aminoácidos e proteínas, especialmente queratina.

Dicas

  1. Complete ao menos quatro semanas de tratamento! O aspecto dos seus fios pode melhorar após algumas lavagens seguindo o cronograma, porém, é importante mantê-lo corretamente para um resultado duradouro;
  2. Respeite pelo menos 48 horas entre os tratamentos mesmo que você lave o cabelo todos os dias.
  3. Não misture os produtos ou use-os de forma exagerada. É muito importante seguir as indicações que estão nas embalagens, tanto para que os resultados apareçam quanto para não desperdiçar produto.

Cronograma capilar para cabelos lisos e ondulados

Com oleosidade

Se o cabelo apresenta oleosidade excessiva no couro cabeludo e tende a ficar pesado ao longo do dia, hidratação é a palavra.

 Nesse caso, indicamos Lumina Cabelos Lisos Naturais, para manter os cabelos com leveza e movimento ou Lumina Cabelos Oleosos, para controlar a oleosidade excessiva.

Com ressecamento

Para quem tem pouca oleosidade no couro cabeludo, mas tende a ficar com o cabelo mais seco nas pontas, o tratamento mais indicado é a nutrição.

Esse ressecamento nas pontas pode acontecer por diversos fatores, porém, os mais comuns são o uso de chapinha e secadores em excesso e o contato constante com água quente, piscina, mar, sol, dentre outros agentes externos. É por isso que indicamos Lumina Cabelos Secos para uma nutrição profunda, com selagem dos fios e redução do frizz. É possível fazer uma combinação e utilizar os produtos da linha junto com os produtos de Lumina Cabelos Lisos Naturais ou os de Lumina Cabelos Oleosos.

Dano por coloração ou descoloração

Passou por uma coloração ou descoloração e seu cabelo está quebradiço, com textura desigual e com pontas duplas? Então, você precisa de reconstrução.

Sua melhor aposta nessa situação é a linha Lumina Cabelos Quimicamente Danificados, que auxilia na recuperação da textura uniforme dos fios, reduz pontas duplas e evita quebra. Também é possível unir os produtos da linha aos de Cabelos Lisos Naturais, para manter a leveza e o movimento do seu cabelo.

Cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos.

Com oleosidade

Quem tem o cabelo sem nenhum processo químico e sente que ele tem pouca oleosidade natural, precisa investir na hidratação.

Para um cronograma capilar completo, indicamos a linha Lumina Cabelos Cacheados, para controlar o frizz e realçar o brilho dos fios de curvaturas 3A a 3C. Já se você possui cabelo de curvatura 4A a 4C, sugerimos Lumina Cabelos Crespos para uma limpeza suave, que ajuda a desembaraçar e dar maior resistência aos fios.

Com pouca ou sem oleosidade

Agora, se o seu cabelo é natural, sem nenhum processo químico, e você o sente ressecado, sem nenhuma oleosidade no couro cabeludo, você precisa de nutrição.

Usar Lumina Cabelos Cacheados ou Cabelos Crespos, de acordo com a curvatura do seu fio, somados ao Óleo Pré-Lavagem – que auxilia em uma nutrição ainda mais profunda dos fios –, protege o seu cabelo de quebra e ajuda na manutenção dos nutrientes.

Com dano por coloração ou descoloração

Seu cabelo já passou por processos químicos e você sente que ele está ressecado, sem nenhuma oleosidade no couro cabeludo? Então ele precisa passar por uma reconstrução.

Indicamos Lumina Cabelos Cacheados e Lumina Cabelos Crespos, a depender da curvatura do fio, o Óleo Pré-Lavagem e o sistema de tratamento Lumina Cabelos Quimicamente Danificados. Juntos, os produtos reconstroem os fios danificados, auxiliam na definição dos cachos e ajudam a prolongar o efeito da coloração realizada.

Cronograma capilar para cabelos que passaram por processos químicos

Com alisamento

Passou por um processo de alisamento e está sentindo seu cabelo fraco e/ou com a oleosidade um pouco mais acentuada? Então você precisa de hidratação.

Indicamos a linha Lumina Cabelos Quimicamente Danificados para recuperar a textura uniforme. Se você sentir a necessidade de uma recuperação ainda mais intensa, é possível usar o Tratamento Pró-Reconstrutor 1x por semana. Já se você está sofrendo com a oleosidade excessiva, indicamos unir a linha Lumina Cabelos Oleosos com Lumina Cabelos Quimicamente Danificados; esse combo também ajudará a prolongar o efeito do alisamento.

Com coloração ou descoloração

Agora, se você passou por um processo de coloração ou descoloração e sente que seus fios estão fracos, ressecados, com pontas duplas e quebradiços, você precisa de nutrição.

O tratamento ideal é combinar Lumina Cabelos Quimicamente Danificados ao Tratamento Pró-Reconstrutor, 1x por semana, para recuperar os fios e ajudar a prolongar o efeito da coloração. Outra opção, principalmente para as loiras e platinadas, é a linha Lumina Cabelos Loiros ou Grisalhos, que cuida e restaura os fios claros – que tendem a desenvolver uma aparência amarelada com o tempo, devido a fatores externos que modificam sua cor.

Com alisamento e coloração ou descoloração

Seu cabelo conta com alisamento + coloração/descoloração e está sentindo que ele está fraco, sem movimento e com aspecto fragilizado? Chegou a hora de investir na etapa de reconstrução.

Nesse cenário, nossa sugestão também é Lumina Cabelos Quimicamente Danificados em parceria com o Tratamento Pró-Reconstrutor e a linha de Lumina Cabelos Loiros ou Grisalhos. O que muda em relação ao cronograma focado em cabelos que passaram por coloração/descoloração é a frequência do tratamento, que deve ser 2x por semana, pois o fio alisado precisa de uma recuperação ainda mais intensa.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite https://www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn,  Facebook e  Instagram.

*Via Assessoria