Cirurgiã-dentista pontua alternativas para melhorar apresentação do sorriso

A especialista Edjany Sá, do Instituto Face, destaca a importância a toxina botulínica, do ácido hialurônico e até bichectomia para quem deseja ter o símbolo da alegria de forma mais harmônica e simétrica

Há quem diga que o sorriso é o melhor traço na identidade física de uma pessoa, afinal está relacionado ao bem-estar, felicidade e expressão de outros prazeres. Com isso, quanto mais estruturado maiores as chances de deixar belas impressões por onde passar. E o que não falta é opção para turbinar essa parte do rosto de acordo com o mercado estético e suas contínuas pesquisas e tendências. A cirurgiã-dentista Edjany Sá, por exemplo, que comanda o Instituto Face com sede em Vitória de Santo Antão e no Recife, com foco em cursos e treinamentos de harmonização facial para profissionais de saúde, pontua algumas recomendações para quem busca uma outra apresentação do seu momento e símbolo de alegria.

Ela, que trabalha no mercado de harmonização orofacial há nove anos, destaca o poder de atuação da toxina botulínica para quem tem sorriso gengival ou exposição demais desse tecido. “É um tratamento com aplicações rápidas e indolores para trabalhar, geralmente, a hiperfunção da musculatura do lábio superior, que vai ter um pequeno bloqueio para que essa parte seja exibida em menor proporção, com mais equilíbrio. Um sorriso harmônico é determinado não só pela forma, posição e cor dos dentes, mas também pelo aspecto e proporção simétrica da gengiva”, pontua Edjany.

A expert também chama atenção para aquelas pessoas que possuem lábios finos e gostariam de ter essa parte de forma mais contornada, principalmente no caso das mulheres mais vaidosas que trabalham com a imagem pessoal, inclusive, nas redes sociais. “Nesse caso, optamos pelo preenchimento com ácido hialurônico que resulta em maior dimensão e ainda permite que possamos modelar a camada superior e inferior para ficar mais desenhada, com aspecto mais carnudo. É uma investida tranquila e que pode ficar ativa no organismo por até dois anos para a comodidade e felicidade de quem apostar”, destaca.

Outro aspecto que mexe com a autoestima de várias pessoas é ter bochechas supostamente fofas. Ao contrário das outras opções com preenchimento, a correção desse desconforto é a partir da esfera cirúrgica, o que é chamado profissionalmente de bichectomia. “A remoção da bola de Bichat, uma estrutura gordurosa localizada abaixo das maçãs do rosto, reduz a protuberância e deixa a face com contorno mais fino. Esse procedimento traz benefícios não só para a aparência externa como também para a saúde bucal, reduzindo lesões a partir de mordidas recorrentes que, associadas a outros fatores genéticos, podem se tornar cancerígenas. Tudo de forma ambulatorial em torno de 30 minutos para anestesia comum, daquelas usadas para restauração de dente, e um corte interno em torno de 1cm para a remoção do material”, pontua Edjany.

Em tempo, Edjany Sá aproveita a oportunidade para lembrar daquele conceito “cada caso é um caso”, tendo em vista que é amplamente aceito na Odontologia e suas perspectivas de harmonização orofacial. Por isso, uma consulta para avaliação clínica é indispensável para análise minuciosa da estrutura facial, assim como referencial daquele profissional escolhido para administrar essas investidas. “A harmonização está para ajudar, mas prezando pelo bom senso e simetrias para que fique com aspecto discreto e natural”, conclui.

*Via Assessoria