Cabelos requerem cuidados extras diante da maior frequência de banhos de mar e de piscina

A dermatologista Isabela Ferreira da Costa compartilha dicas básicas que fazem a diferença na saúde dos fios neste verão

Essas primeiras semanas do ano são sinônimos de descanso para muitas pessoas através de férias ou mesmo dos finais de semana de veraneio para curtir o verão e seus encantos. E como as altas temperaturas são um convite e tanto para aquele banho de mar ou de piscina, são necessários alguns cuidados com os cabelos a fim de evitar o aspecto ressecado ou mesmo danos mais profundos nos fios. A dermatologista Isabela Ferreira da Costa, que atende em dois consultórios na Zona Sul do Recife, compartilha algumas recomendações que farão a diferença na temporada, com aquele aspecto de saúde e toque iluminado como muitos gostam.

Entre as orientações da especialista está a sugestão de, antes de entrar na água, molhar os fios com água limpa – natural ou doce. “Existe a possibilidade de fazer isso também com máscara capilar. Essas opções evitam o acúmulo de cloro e de sal nas madeixas. Outro detalhe que faz a diferença é o uso de finalizadores com proteção solar UVA e UVB considerando que a radiação solar em excesso causa alterações na cor e na perda de proteína dos fios, principalmente dos cabelos crespos, que possuem uma tendência natural de serem mais ressecados”, esclarece Isabela.

E os cuidados não param por aí. “Quando for tomar aquela ducha pós banho de mar ou de piscina, o ideal é dispensar água muito quente para não agredir ainda mais o couro cabeludo e a haste capilar, especialmente em quem possui algum tipo de química como alisamento, mechas e tinturas. Vale lembrar que pesquisas mostram que esses enxagues consecutivos também não fazem bem mesmo tomando todos os cuidados”, pontua. A doutora aproveita ainda para alertar sobre as vantagens de produtos com toque natural para a reduzir impactos no organismo como um todo, como óleos de coco, Argan ou de oliva, incluindo as propostas com óleos vegetais e babosa, além do uso de bonés e de chapéus como mais uma opção preventiva para homens e mulheres. 

*Via Assessoria