XIII Bienal PE anuncia primeiras atrações do evento presencial em outubro

Grandes nomes já estão confirmados na programação da XIII edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, o maior evento literário do Nordeste, que este ano acontece entre os dias 1º e 12 de outubro, no Centro de Convenções do estado, localizado em Olinda. Entre os convidados já anunciados, com participação presencial ou virtual, nomes como Mia Couto, André Dahmer, Christian Dunker, Ronaldo Correia de Brito, Heloisa Starling, Kleber Mendonça Filho, Jesse de Souza, Fabrício Carpinejar, Sri Prem Baba, Claudia Costin e Clarice Freire.

Ao longo de 12 dias a Bienal PE promoverá aproximadamente 120 horas de programação, com atividades diversas. Estão previstas 20 oficinas presenciais, mais de 60 lançamentos literários, 50 palestras presenciais e outras 30 virtuais, apresentações artísticas e muito mais, totalizando 220 atividades (presenciais e virtuais). Além disso, na feira, o público poderá conferir mais de 320 estandes distribuídos em 9 mil m² do pavilhão interno do Cecon, uma área maior do que a da última edição. A previsão é movimentar mais de R$ 12 milhões em negócios durante os 12 dias de atividades ininterruptas.

E há mais nomes confirmados na programação. São eles: Itamar Vieira Junior, Lourival Holanda, Silviano Santiago, Zoara Failla, Lucia Santaella, Renan Quianalha, Josélia Aguiar, Rodrigo Casarin, Rogério Pereira, Mariana Enriquez, Lavínia Rocha, Breno Perrucho, Cida Pedrosa e Marcelo Batalha. A participação de 89 livrarias e editoras também foi anunciada.

Rogério Robalinho, produtor da Bienal PE ao lado de Guilherme Robalinho e Sidney Nicéas, adianta que a expectativa de público desta edição é de 350 mil pessoas, com 150 mil participando do evento de forma presencial e mais 200 mil acompanhando a programação remotamente, através da plataforma digital e-Bienal (www.ebienal.com). A curadoria do evento é assinada pelo jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani.

Homenageados – Como de costume, duas grandes personalidades serão homenageadas pela Bienal PE. Uma delas é o educador pernambucano Paulo Freire (in memoriam), que em 2021 completaria 100 anos de idade, e a poetisa sertaneja Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti de Livro em 2020, na categoria Poesia.

Protocolos – Buscando mais segurança e um melhor serviço, a XIII Bienal PE fechou parceria com as empresas Um Telecom e Eco-Disinfect. Assim, a Um Telecom vai instalar uma câmera na entrada do evento e o equipamento fará reconhecimento facial, medição da temperatura corporal, além de emitir alertas para as pessoas que estiverem sem máscara.

Já a parceria com a empresa Eco-Disinfect vai permitir que o local do evento seja sanitizado todos os dias. A inovação garante 100% de descontaminação através de recursos tecnológicos de ponta, como o Fog in Place (FIP), que facilita a sanitização de ambientes e superfícies por meio de micropartículas expelidas no ar. Na entrada do evento e nos locais de maior circulação, o equipamento irá atuar para higienizar os ambientes e superfícies.

Além disso, haverá pontos de descontaminação com álcool 70, materiais explicativos sobre as boas práticas de prevenção e higiene e a exigência de distanciamento de 1 metro nos espaços e filas de acesso. Também será estabelecida uma quantidade máxima de pessoas dentro dos estandes simultaneamente.

Realização – A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é uma produção da Vox Produções, Ideação e Cia de Eventos. Entre os parceiros da iniciativa estão o Instituto Ricardo Brennand, Sesc, Porto Digital e Catavento Distribuidora. O evento também conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Instituto Luiz Mario Moutinho, União Brasileira de Escritores (UBE), Eco-desinfect, Sebrae, Um Telecom, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A parceria de conteúdo é da Globo. A Bienal PE também conta com patrocínio da Petrobrás para ações da Bienalzinha, uma iniciativa com programação voltada para crianças de zero a seis anos de idade. Já a realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

*Via Assessoria