De 27 de setembro a 1º de outubro, a Estácio promove a 9ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que nesta edição debaterá as mudanças climáticas, com ações relacionadas às três dimensões sustentáveis: ambiental, econômica e social. Neste ano, ainda por conta da pandemia da Covid-19, todas as iniciativas estão sendo estimuladas pelos organizadores para acontecerem por meio da internet, como palestras e debates on-line e lives. O evento gratuito será aberto a todos os alunos e ao público externo. No Recife, além das palestras virtuais, a Estácio fará também um dia de ações gratuitas para a população no Compaz Ariano Suassuna, com contação de histórias e recreação para as crianças, avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, atendimento jurídico, entre outras atividades.
“O objetivo da Estácio ao promover essa iniciativa é despertar o interesse de nossos alunos e colaboradores para causas sustentáveis. Enquanto instituição de ensino superior temos a missão de educar além do que tange à formação acadêmica, engajando o aluno em ações que impactem a sociedade, nas mais diversas atmosferas: do meio ambiente ao socioeconômico, contribuindo de forma consciente para um futuro melhor”, destaca Claudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio. As unidades que cadastrarem suas atividades no portal da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) irão receber o selo de Instituição Socialmente Responsável.
O termo “mudanças climáticas” se refere às mudanças de longo prazo que vem sendo observadas e projetadas em diversas variáveis climáticas, tais como padrões de precipitação, temperatura e vento. Essas mudanças decorrem tanto de fatores antropogênicos (isto é, causados pelo Homem) quanto por fatores naturais e ocasionam uma ampla variedade de efeitos em diversos aspectos dos sistemas geofísicos, naturais e humanos. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas, responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem.
Programação em Pernambuco – Dentro das atividades da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, a Estácio Recife promove palestras virtuais e abertas ao público. A primeira acontece na terça-feira (28), às 18h30, sobre o tema “Mudanças climáticas: Impactos e Adaptações Necessárias”, ministrada por Soraya El-Deir, professora e pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe). O acesso à sala pode ser feito por meio do link https://bit.ly/3kDdvGA.
No mesmo dia e horário, acontece simultaneamente um bate-papo sobre Responsabilidade Social entre os professores Alba Mary Silva (FIEPE), Clayton Guedes (Estácio) e Marcondes Silva (SENAI), pelo link https://bit.ly/3i5AR5P. Já na quarta-feira (29), a gerente de monitoramento da APAC, Micaella Moura, fala sobre “Uso racional da água: um debate necessário”, às 18h30. Acesso pelo https://bit.ly/3o0IbDG.
E na quinta-feira (30), o tema debatido será “Sustentabilidades e Responsabilidade no contexto das comunidades indígenas”, também às 18h30, com participação de Ney Xukuru de Cimbres, líder espiritual dos Xucurus de Cimbres, Bertinho Truká, cacique do povo Truká, e Valdemir Pipipã, cacique do povo Pipipã. Também participam o professor Eduardo Gonçalves, mediando a conversa, e a advogada Cristiana Dantas. Acesso pelo link https://bit.ly/3kCMSRZ.
Ação no Compaz – Também dentro da programação da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, a Estácio Recife realiza, na quarta-feira (29), um dia de atividades e atendimentos gratuitos para a população no Centro Comunitário da Paz – Compaz Ariano Suassuna. Seguindo todos os protocolos de segurança vigentes, a ação começa às 9h, com palestra sobre saúde mental, ministrada pelos psicólogos Natália Maria Silva e Lucas Francisco da Silva.
A partir das 13h30 e até 17h, alunos voluntários e professores da Estácio estarão atendendo gratuitamente a população com avaliação nutricional, avaliação postural e orientação para exercícios funcionais, aferição de pressão, glicemia capilar e orientações em saúde, além de atendimento jurídico. Fechando o dia, às 18h, haverá recreação para as crianças e apresentação do time de basquete feminino da Estácio. O Compaz Ariano Suassuna fica na Av. Gen. San Martin, nº 1208, no bairro do Cordeiro.
*Via Assessoria