DIA DOS PAIS 2021: 77% DOS CONSUMIDORES NA RMR PRETENDEM COMEMORAR A DATA

A maioria pretende realizar uma confraternização em casa, com pais, avôs e demais familiares

A Fecomércio-PE realizou, entre os dias 27 de julho e 2 de agosto, a Sondagem de Opinião do Dia dos Pais 2021. O levantamento revelou que 77,4% dos consumidores da RMR pretendem comemorar de alguma forma o Dia dos Pais em 2021. A maioria pretende realizar uma confraternização em casa, com pais, avôs e demais familiares.

“O objetivo da pesquisa é prover informações relevantes às empresas de comércio varejista e de serviços de alimentação da Grande Recife a respeito do perfil e das expectativas de comemoração. O Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o comércio no Brasil e deve movimentar R$ 6,03 bilhões no país. Em Pernambuco, a previsão é que a celebração movimente R$ 185,2 milhões”, explica o assessor econômico da Fecomércio-PE, Ademilson Saraiva.

A proporção de comemoração em 2021 ficou   muito próxima ao patamar verificado nas pesquisas de anos recentes, a exemplo de 2018 e 2019, quando a intenção alcançou 80% e 76%, respectivamente, longe da perspectiva de uma crise sanitária, econômica e social observada com a pandemia em 2020.

Para o estudo, foram consultadas 424 pessoas, entre homens e mulheres, de 18 anos ou mais e renda mensal familiar a partir de 1 salário mínimo, nos principais pontos de fluxo do comércio da RMR.

A maioria, cerca de 60,4%, pretende realizar uma confraternização em casa, com pais, avôs e demais familiares. A intenção de presentear a pessoa homenageada no Dia dos Pais foi apontada por 49,8% dos consumidores, proporção que é bem maior entre as mulheres (63,2%) e entre pessoas de 18 a 29 anos (64,8%). O gasto médio com os presentes foi estimado em R$ 184, por consumidor, ficando em R$ 125 na faixa de 60 anos ou mais e alcançando R$ 200 na faixa de 18 a 29 anos.

Entre os que pretendem comprar presentes, o pagamento à vista será a principal opção dos consumidores, segundo apontam 54,5% dos entrevistados, que irão utilizar dinheiro ou cartão de débito.

Já sobre o local de compra desses presentes, a escolha entre as opções estará mais equilibrada este ano: 41,2% pretendem comprar em shopping centers, 39,3% pretendem comprar em lojas do comércio tradicional e 14,2% pretendem comprar via e-commerce.

Em relação aos itens presenteáveis, 62,6% dos entrevistados que pretendem presentear apontaram as ‘roupas e acessórios’ como a principal opção, seguidos de ‘calçados’ (28%), ‘perfumes e cosméticos’ (19,4%), ‘mochilas, bolsas e carteiras’ (6,6%), ‘livros’ (6,2%), ‘vinhos e destilados’ (6,2%) e ‘relógios’ (5,2%). Ou seja, presentes de maior valor agregado, como móveis e equipamentos eletroeletrônicos, tendem a ser pouco procurados na hora de presentear, refletindo a percepção de preços elevados e orçamento mais restrito durante o Dia dos Pais 2021.

A comemoração em bares e restaurantes, por sua vez, é esperada por 5,4% dos consumidores da RMR, proporção que é bem menor que a registrada em anos recentes – como em 2019, quando alcançou 13,1% – e concentra-se nas classes de renda mais elevadas. Para esse tipo de comemoração, o gasto médio estimado foi de R$ 239.

Por fim, entre os que não pretendem comemorar o Dia dos Pais 2021, os principais motivos apontados, além dos que alegam não terem o pai vivo (46,9%), são a falta ou a insuficiência de dinheiro (18,8%) e o desemprego (12,5%).

*Via Assessoria