Programação virtual da XIII Bienal PE segue nesta sexta e sábado

Nesta sexta-feira (23) e sábado (24), a XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco segue com as atividades da segunda temporada de sua programação virtual, totalmente gratuita, com transmissão através da plataforma e-Bienal (www.e-bienal.com). Nos dois últimos dias de programação, o público poderá conferir mesas redondas sobre literatura, arte, tecnologia e educação, lançamentos literários, workshop e apresentações artísticas.

A Plataforma de Lançamentos inicia a programação da sexta, às 15h, com o livro “Em nome de Rosa”, uma quase ficção assinada por Bernadete Bruto. A Trupe da Cultura também marca presença no lançamento. No mesmo horário, na sala Círculo das Ideias, é o momento de debater literatura e tecnologia com o painel “Inclusão digital: como diminuir os abismos tecnológicos escancarados pela pandemia?”.

Às 16h30, também no Círculo das Ideias, a palestra “Ciência e tecnologia promovem arte e cultura”, ministrada por João Candido Portinari, fundador do Projeto Portinari e filho do pintor brasileiro Candido Portinari. Às 17h, rola o lançamento do livro “As pegadas de Padre Cícero”, de Hélio de Araújo. O educador Paulo Freire volta a ser homenageado pela programação às 19h, no Círculo das Ideias, com a mesa “Paulo Freire e Suas Contribuições para os Movimentos Sociais Contemporâneos”. Para fechar a programação da sexta, às 19h, a sala Além das Letras apresenta a mesa redonda “Blogs literários: a literatura enquanto resistência”.

A programação virtual retorna no sábado (24), a partir das 15h, com um encontro de clubes literários na sala Círculo das Ideias. Às 17h, o lançamento do livro “Azul Sereno”, de Ed Arruda, com 57 poemas em verso e prosa. No mesmo horário, porém na Sala Educação, o workshop “Mitos e verdades sobre a publicação de livro no Brasil”, ministrado por Fernando Aquino. Já na sala Além das Letras, às 17h, uma comemoração dos 113 anos de Solano Trindade com uma performance da Trupe da Cultura.

Para encerrar a temporada, às 19h, programação em três salas diferentes. A Plataforma de Lançamentos recebe o livro “O futuro é analógico”, do autor e empresário Jeovani Salomão; já a Sala Educação promove a mesa redonda “Educação integral e inclusão digital: perspectivas pós-pandemia”; e o Círculo das Ideias, o painel “As filhas de Lilith – mulheres e seus infernos e paraísos pessoais”, em homenagem à poetisa Cida Pedrosa.

Esta é a primeira vez que a Bienal PE, uma realização da Vox Produções, Ideação e Cia de Eventos, ocorrerá de forma híbrida, com programação virtual e presencial. Assim, o projeto realiza quatro iniciativas em 2021: três ações preparatórias em ambiente virtual e a feira propriamente dita, que acontece entre os dias 1º e 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Entre os parceiros da iniciativa estão o Instituto Ricardo Brennand, Sesc, União Brasileira de Escritores (UBE), Porto Digital e Instituto Luiz Mário Moutinho. Este ano o projeto também recebe apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Petrobrás, para ações da Bienalzinha, uma iniciativa com programação voltada para crianças de zero a seis anos de idade.

Novidades e a programação também podem ser acompanhadas através das redes sociais do evento (@bienalpe).

*Via Assessoria