Até o próximo dia 02, podem se inscrever jovens de 18 a 29 anos que não estejam trabalhando ou estudando. As aulas serão on-line
A Junior Achievement, instituição mundial sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora, com presença em Pernambuco, abre inscrições para o TECH.JÁ, curso de suporte em TI, realizado com apoio do Google.org e BID Lab. O programa é voltado para jovens de 18 a 29 anos que concluíram o ensino médio, tenham renda familiar de até dois salários mínimos, não estejam estudando e nem trabalhando. As aulas serão on-line e os interessados têm até o próximo dia 02 para realizar a inscrição, através do link https://bit.ly/techja2021_3.
O curso é totalmente gratuito para os participantes e vem com a proposta de preparar jovens para iniciar uma carreira na área de TI em nível inicial, compartilhando conhecimento técnico e desenvolvendo habilidades socioemocionais. A carga horária é de 300h. Durante o TECH.JÁ, são ensinados fundamentos de TI e habilidades socioemocionais importantes para entrar e se manter no mercado de trabalho, conhecidas como soft skills (comunicação, ética, pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade).
Ao final do programa, os estudantes receberão um certificado profissional de suporte em TI do Google e, ainda, uma certificação da Junior Achievement Brasil. A partir disso, os estudantes passam a integrar bancos de talentos de empresas parceiras, como Magalu, Rappi, Connect e ABVCAP, podendo ser chamados para entrevistas caso haja disponibilidade de vagas. Para fazer o curso não é necessário conhecimento ou experiência anterior, apenas ter interesse em atuar na área de TI e dedicação de quatro horas por dia, quatro vezes por semana, durante 20 semanas.
Segundo a diretora executiva da Junior Achievement Pernambuco, Rosane Schereschewsky, “o objetivo é preencher a grave lacuna de habilidades digitais no país, contribuindo com a geração de renda e ascensão social de populações vulneráveis. Também pretendemos contribuir com o crescente mercado de TI, que possui mais vagas do que profissionais capacitados para preenchê-las, além de promover mais igualdade no setor, no sentido de gênero, raça e classe social”.
Ela lembra ainda que o mercado de Tecnologia da Informação é um dos que mais cresce no Brasil. Inclusive, dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostram que, atualmente, existem 845 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil. Já a procura por profissionais especializados em TI deve chegar a 420 mil até 2024. Mais informações: (81) 3421.2277 e jape@jabrasil.org.br.
Critérios para o processo de seleção
- Renda per capita de até 2 salários mínimos;
- Ensino Médio completo;
- Ter feito o ensino médio em escola pública ou ter ganhado bolsa de 100% em escola particular;
- Não estar trabalhando (em emprego formal) e nem estudando (em cursos do ensino superior ou tecnólogos);
- Ter entre 18 e 29 anos;
- Morar em Pernambuco
SERVIÇO
Inscrições no programa TECH.JÁ
Inscrições: até 02/08, no link https://bit.ly/techja2021_3
Mais informações: https://www.jabrasil.org.br/ti
E-mail: jape@jabrasil.org.br
Site: https://www.jabrasil.org.br/pe
https://www.instagram.com/japernambuco/
https://www.facebook.com/ONGJAPE/
SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT – Com mais de 100 anos de atuação, Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos. O objetivo é levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. Recentemente, foi eleita a sétima melhor ONG do mundo, segundo ranking do NSO Advisor. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.
O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.
SOBRE O GOOGLE.ORG – O Google.org, braço filantrópico do Google, apoia organizações sem fins lucrativos que inovam para resolver questões humanitárias. A instituição foi criada para descobrir, experimentar e construir ideias para melhorar o mundo, além de incentivar uma abordagem interativa para a filantropia. O objetivo é desenvolver e investir em atividades que podem ter impacto local, regional e global, reunindo esforços no intuito de promover um mundo melhor de maneira mais rápida.
BID LAB – BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que mobiliza capital, conexões e conhecimento para promover inovação para a inclusão na América Latina e Caribe. BID Lab trabalha com o setor privado e capitaliza a influência do BID com os governos e a sociedade civil para maximizar o impacto de seus projetos e investimentos junto a populações vulneráveis. Desde o dia 29 de outubro de 2018 BID Lab se tornou a nova identidade do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN). Mais: http://www.idblab.org.
BID – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.
*Via Assessoria