Revitaliza Paulista

Projeto tem meta de revitalizar mais de 100 pontos de descartes irregulares de lixo na cidade este ano

Com vários pontos irregulares de lixo em Paulista, o projeto Revitaliza Paulista – coordenado pelo Consórcio I9 Paulista Gestão de Resíduos em parceria com a Prefeitura de Paulista – visa reformar espaços públicos deteriorados pelo descarte incorreto de lixo e entulho na cidade, a fim de garantir mais qualidade de vida para a população e cuidado com o meio ambiente.

“A ideia é sensibilizar o munícipe sobre a causa e despertar o sentimento de pertencimento dos moradores do bairro, transformando esses antigos pontos de descarte irregular de lixo em espaços limpos, de conscientização ambiental e de muita arte”, ressalta Carolina Buarque, engenheira ambiental da Locar Gestão de Resíduos. Com os ambientes renovados, árvores serão plantadas, haverá também pintura e intervenções urbanas com grafitagem, deixando os espaços mais limpos e agradáveis.

A meta do Revitaliza Paulista é de eliminar mais de 100 pontos de descartes irregulares em 2021. “Ao reassumirmos os serviços de limpeza urbana no município, identificamos vários pontos viciados de lixo, provocados pela cultura da empresa anterior de remover o lixo nas esquinas com máquina e caçamba ao invés de fazer a coleta porta a porta com caminhão compactador, o que é o mais usual. Então, montamos o projeto para eliminar de vez esses pontos. Porque só remover o lixo seria como enxugar gelo, uma vez que a população estava acostumada com essa forma de coleta e já enxergava o local como um ponto de lixo”, esclarece Carolina.

Os serviços já chegaram aos bairros de Maranguape 0, Maranguape 1, Maria Farinha, Paratibe, Jardim Paulista, Arthur Lundgren I, Janga, Pau Amarelo, além de pontos na PE 15, PE 22 e BR 101. A I9, juntamente com a Prefeitura, irá reforçar o trabalho de educação ambiental nestes locais, incentivando a colaboração da população para evitar novos descartes irregulares, bem como estimulando os moradores da área a regarem as plantas.

PARCERIA COM O ARTISTA RAFA MATTOS

“Para nós, a única forma de combater o mal é fazendo o bem. Comunicamos isso através do trabalho de Rafa Mattos, o qual valoriza o ser humano e o meio ambiente, colorindo espaços e conscientizando a população por meio da arte. Estamos aqui para fazer o certo”, diz Carolina.

Natural do Rio de Janeiro, o fotógrafo, ilustrador, desenhista e artista gráfico Rafa Mattos, de 32 anos, cria peças com o objetivo de promover a sustentabilidade e chamar a atenção dos recifenses para pensar sobre o poder do amor e das práticas cidadãs usando sucatas que encontra pelas ruas.

Com o lema “Plante amor, colha o bem”, o artista, que tem como influência a frase ‘A única revolução possível começa dentro de nós’, de Gandhi, deixa sua marca no projeto Revitaliza Paulista.

*Via Assessoria