Os 45 anos de atividades profissionais do artista e educador Renato Valle serão marcados pelo lançamento de um e-book

O projeto, em parceria com o arte educador Diogo Todê, será lançado em live no próximo dia 30 de junho, no instagram do artista

O artista plástico Renato Valle e o arte educador Diogo Dobbin Todé lançam nesta quarta-feira (30), às 19h, site e livro em celebração aos 45 anos de profissão do artista. O projeto, contemplado pela lei Aldir Blanc, propõe um site acessível, com áudio descrição das obras. Em tempos de distanciamento social, Valle e Todé promovem uma live para falar sobre o e-book “A ensinagem de Renato Valle, artista-pesquisador-educador”, que faz uma pesquisa que passeia pelo universo criativo de Renato. O trabalho é um desdobramento do TCC de Diogo Todé em arte educação na UFPE. “O resultado é um balanço que eu nunca tinha feito, sabia que já tinha realizado muita coisa, mas ver compilado num livro é de uma satisfação imensa!”, relata Valle.

Tudo começou com uma proposta de Renato a Todé para fazer um site de artista. Começada a pesquisa, Um universo foi se abrindo e Todé então decidiu que a obra de Renat seria objeto para o seu trabalho de conclusão de curso. “ Decidimos ampliar para um e-book e conseguimos o apoio da lei Aldir Blanc. A cada dia eu me impressionava mais com a capacidade de realização de Renato, um artista com apuro técnico e muito voltado para a formação”, relembra Todé.

Para a live, a dupla recebe Danielle França, Audiodescritora, produtora, especialista em Acessibilidade Cultural. Daniele é idealizadora do projeto “Frevo às Cegas”, que propõe a criação de um glossário com a audiodescrição dos passos de frevo.
Também participa da live Renata Wilner, Doutora em Artes Visuais (UFRJ) e Professora em Artes Visuais (UFPE) e pesquisadora de Arte e Diversidade Étnico-Cultural.

Para assistir à live, basta entrar no site do artista renatovalle.artMini bios

Renato Valle
Desde 1979 dedica-se ao fazer artístico, nas diversas facetas de artista-pesquisador-educador, é referência no apuro técnico do desenho, da pintura, da gravura e escultura.

Diogo Dobbin | Todë
Arte educador licenciado pela UFPE. Desde início dos anos 2000 produz ações em variadas linguagens das artes, principalmente no campo das artes visuais. É editor de livros com ênfase na imagem e atua na elaboração e execução de projetos culturais.

SERVIÇO
Live Valle Educa
Lançamento do site renatovalle.art

Lançamento do Livro
Valle-EDUCA
A ensinagem de Renato Valle, artista-pesquisador-educador
Escrito por Diogo Dobbin | Todë

*Via Assessoria