Aluna do NAVE Recife conquista 1º lugar no curso de Engenharia de Softwares da UPE

A estudante Dayanne Carolina, aluna do NAVE – programa de inovação em educação do instituto Oi Futuro – foi aprovada em primeiro lugar no curso de Engenharia de Softwares da Universidade de Pernambuco (UPE), pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA). A jovem de 18 anos concluiu recentemente no NAVE Recife o ensino médio integrado ao profissional no curso de Programação de Jogos Digitais, que articula teoria e prática por meio de projetos do tipo mão na massa e coloca o aluno no centro do processo ensino aprendizagem.

Com a aprovação na UPE, Dayanne se vê mais próxima de seus objetivos: construir uma carreira na tecnologia e incentivar outras mulheres a conquistarem seus espaços no setor. “Sempre gostei muito da área e quero crescer nela. É um ambiente predominantemente masculino, onde a gente sofre muita discriminação, mas é um ambiente nosso também”, diz a estudante. “O conselho que eu posso dar a outras meninas é que a realização pessoal é mais importante do que o que os outros podem achar. Espero ver mais mulheres trilhando esse mesmo caminho”, conclui Dayanne, que ainda aguarda o resultado de outra seleção pública para decidir onde vai estudar.

O NAVE (Núcleo Avançado em Educação) é o programa ensino médio integrado à educação profissional do Oi Futuro, que já formou mais de 3 mil jovens em 15 anos de atuação. Criado pelo instituto em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do RJ e PE, o programa é desenvolvido em duas escolas públicas de tempo integral, em Recife, desde 2006, e no Rio, desde 2008. O NAVE tem como objetivo desenvolver metodologias educacionais e formar jovens para trabalhar com inovação e tecnologias digitais, preparando-os para profissões contemporâneas na área digital e criativa, como produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. As escolas NAVE funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, que colocam o aluno no centro do processo ensino aprendizagem e aumentam o engajamento dos jovens do ensino médio. Essas práticas são disseminadas por meio de cursos de formação online e semipresenciais oferecidos a educadores da rede pública, em áreas como Robótica e Midiaeducação, e de publicações digitais gratuitas como o “E-NAVE – Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras”, que teve sua segunda edição lançada em 2019.

*Via Assessoria