Dia D – Vacinação das Comunidades Quilombolas de Passira

A Secretaria de Saúde do Município de Passira através da coordenação do PNI e da coordenação do Programa Saúde no Quilombo realizou neste dia 25 de março o dia D para vacinação de todas as comunidades quilombolas do município.

Passira é uma cidade localizada no do agreste setentrional com cerca de 30 mil habitantes e hoje dentre sua comunidade estão os remanescentes das comunidades de quilombos.

Historicamente os quilombos construíam-se em locais de refúgio dos escravos africanos e afrodescendentes em todo o continente americano, Passira atualmente possui 04 comunidades que são consideradas quilombolas no município, entre elas:

Chã dos Negros;
Chã dos Liras;
Cacimbinha;
Riacho de Pedra;

A vacinação contra a covid-19 em Passira está sendo em realizada em 60% de toda comunidade quilombola tendo em vista o repasse de doses pelo Ministério da Saúde, essa conquista através da política Nacional Integral das Populações de Campo e Floresta (PNSIPCF) é fruto de luta e debate com representantes das comunidades tendo em vistas as especificidades de saúde referentes a essa população em especifico.

A Sra Maria José de Sousa Irmã; moradora da comunidade quilombola de Cacimbinha afirmou que: ´´ É uma emoção muito grande para mim enquanto mulher negra quilombola para cuidar da minha saúde e dos outros moradores desta comunidade na prevenção da Covid-19, espero que chegue mais vacinas para todos do Brasil“.

A vacinação contra a covid-19 para as comunidades quilombolas em Passira se deu durante todo o dia, com horário agendado e em locais estratégicos para vacinação seguindo os protocolos de distanciamento social para prevenção e disseminação da covid-19.

A vacina é uma realidade porém a pandemia ainda não acabou e precisamos garantir as medidas sanitárias, afirmou Francicleide Valéria, enfermeira e Secretária Municipal de Saúde de Passira.

Foto: Pedro Henrique Pereira de Lucena

*Via Assessoria