Ambev busca geradores de energia limpa em Pernambuco

Em parceria com a startup Lemon, a Ambev está em busca de usinas geradoras de energia limpa em Pernambuco. Os interessados podem entrar em contato diretamente pelo e-mail energiapernambuco@energialemon.com para fazer parte desse projeto.

Neste momento, a preferência é por usinas, de qualquer porte, já em funcionamento ou em construção. O objetivo da Ambev é disponibilizar essa energia renovável aos pontos de vendas da companhia no Estado por meio da Lemon, startup na qual a cervejaria realizou investimento no segundo semestre do ano passado.

Atualmente, a Lemon já atende mais de 50 estabelecimentos parceiros da Ambev em Pernambuco, o que representa 1200kwp de energia, uma usina inteira. A iniciativa faz com que esses negócios economizem na conta de energia. Além disso, configura mais um passo na meta da Ambev de promover ações sustentáveis em todo ecossistema e construir uma cadeia de valor cada vez mais abastecida por energias limpas.

“Queremos encontrar soluções para amenizar ao máximo os impactos ambientais causados pelos nossos processos, e envolver nossos parceiros nesse movimento tão importante é fundamental para alcançarmos resultados significativos”, explica Luís Paulo Ribeiro, gerente de Suprimentos e Sustentabilidade da Ambev.

O gestor ainda comenta sobre a escolha pelo Estado. “Pernambuco tem um potencial gigantesco. Sempre esteve na vanguarda da energia. É um estado pró-inovação que se preocupa bastante com sustentabilidade. Por isso, escolhemos o Estado logo após provar o modelo de negócio em Minas Gerais, onde já temos mais de 300 parceiros Ambev conectados com a Lemon”, revela Ribeiro.

“Pernambuco está em terceiro lugar em geração centralizada solar, mas ainda em 12º em geração distribuída, logo, temos um enorme potencial aqui”, completa Victor Landim, head de gerações e operações da Lemon.

Sobre a Lemon

A Lemon é uma plataforma que facilita a conexão entre a geração de energia limpa e os pequenos e médios negócios com o uso de tecnologia. A startup conecta usinas de energia limpa de fonte solar ou eólica à rede de grandes distribuidores. Essa energia é transformada em créditos, que são descontados na conta das empresas que são clientes da Lemon. Na prática, é como se uma empresa estivesse alugando placas solares para produzir energia solar.

Sobre Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 30 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja com tecnologia de ponta para garantir momentos de celebração e diversão. Na Ambev, nossa cultura dá liberdade para testar novas ideias e, cada vez mais, temos exercitado a inovação. Apostamos também em processos de cocriação, convidando outras empresas a se juntarem a nós em busca de um objetivo comum. Temos parcerias com um ecossistema com mais de 500 startups para gerar oportunidades e idealizar melhorias na vida das pessoas. Além disso, contamos com hubs de tecnologia em cinco cidades: Blumenau (SC), Campinas (SP), Maringá (PR), São Paulo (SP), e Sorocaba (SP). E não vamos parar por aqui. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade socioambiental. 

*Via Assessoria