Alimentos ricos em antocianina e porque ela ajuda a retardar o envelhecimento

Substância presente no vinho previne o câncer e combate o colesterol, entre outros benefícios

Você pode nunca ter ouvido falar em antocianina, mas com certeza já a consumiu e seu corpo está se beneficiando dessa substância nesse exato momento.

A palavra antocianina vem do grego anthos (flor) e kyanos (azul), o que dá uma boa pista sobre onde ela é encontrada.

Trata-se de um pigmento vegetal – assim como a clorofila – que pertence ao grupo dos flavonóides e que é responsável pela coloração de certos alimentos.

Existem mais de 600 tipos de antocianina e essa surpreendente substância é fácil de ser encontrada, ajudando a retardar o envelhecimento e a manter a saúde em dia.

Para que serve a antocianina?

A antocianina é um pigmento vegetal – assim como a clorofila – que pertence ao grupo dos flavonóides e que dá tons que variam entre o amarelo, o laranja, o vermelho e o azul nos alimentos.

Na natureza, a função dessa substância é proteger as plantas, as flores e os vegetais contra a radiação ultravioleta (UV) e, ainda, evitar a produção de radicais livres, que causam o envelhecimento das células.

Quais os alimentos ricos em antocianina?

A antocianina está presente em diversos alimentos a que temos acesso. O mais lembrado costuma ser o blueberry (mirtilo), que é um produto caro no Brasil, mas dá para encontrá-la em muitos outros alimentos naturais.

Veja em quais alimentos a antocianina está presente:

 

  • Uva

  • Morango

  • Amora

  • Cereja

  • Ameixa

  • Maçã

  • Repolho roxo

  • Rabanete

  • Vagem

  • Batata

  • Milho

  • Aveia

  • Arroz

Antocianina e os vinhos

Por estar presente nas uvas, matéria-prima dos vinhos, a bebida também tem uma boa quantidade de antocianinas – desde que seja o vinho tinto.

Um vinho Cabernet Sauvignon apresenta 1 grama da substância por quilo da bebida, podendo chegar a 5g/kg para um vinho elaborado com a uva Alicante Bouschet.

Ela é a substância responsável pela cor bordô que o vinho tinto possui quando jovem. Também é por causa dela que a sua boca e língua ficam avermelhadas enquanto aprecia uma taça da bebida.

Quais os benefícios da antocianina?

No corpo humano, a antocianina é benéfica para evitar o envelhecimento, uma vez que ela promove o combate aos radicais livres, que são moléculas tóxicas ao nosso organismo.

Não é só por este motivo que você deve incluir os alimentos com a substância no seu dia a dia – inclusive aquela taça de vinho! Confira os benefícios da antocianina para a saúde:

Antioxidante

Sua função mais importante é a antioxidante, ou seja, ela evita os radicais livres. Dessa forma, a substância evita o desenvolvimento de certos tipos de tumores, como o de mama e o de fígado. Ela também protege o sistema nervoso contra a degeneração, prevenindo contra o mal de Alzheimer.

Anti-inflamatório

A substância também possui comprovado poder anti-inflamatório e é capaz de atuar sobretudo no sistema digestivo e nos vasos sanguíneos.

Proteção ao coração

Os alimentos que contêm antocianina são capazes de inibir a ação do LDL, conhecido como “colesterol ruim”. A substância estimula que enzimas que agem contra o acúmulo de gorduras sejam liberadas pelo organismo, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.

*Via Assessoria