Giral adere ao Dia de Doar, comemorado em 1° de dezembro no País, e promove doação de sangue coletiva

Data estimula o ato de doar e envolve pessoas, ONGs, igrejas e outras instituições no objetivo de fazer bem pelo próximo

Desde 2013, o Brasil aderiu ao Dia de Doar, comemorado desde então no dia 1° de dezembro. A data é um grande movimento em prol de um país mais generoso e solidário, que visa estimular o ato da doação no cotidiano, de muitas formas, àqueles que necessitam. Este ano, a ONG Giral vai viver este dia de uma forma especial: formando um grupo de pessoas, envolvidas direta ou indiretamente com a instituição, para fazer doações de sangue ao Hemato.

“A doação já está no nosso dia a dia há 13 anos. Doamos tempo, dedicação, trabalho e amor aos nossos educandos. Mas, com essa data tão simbólica, pensamos em envolver a todos na doação de sangue, pois sabemos que o ato é importante e salva vidas”, diz o presidente do Giral, Leonildo Moura.

A ONG vai levar cerca de 30 pessoas do município de Glória do Goitá, onde fica sua sede, para o Hemato, no Recife, no dia 27 de novembro, uma sexta-feira. “Sabemos que durante a pandemia o número de doações caiu, então é uma ajuda necessária”, completa Leonildo.

Histórico

O Dia de Doar foi criado nos Estados Unidos em 2012. Chamado de Giving Tuesday (“Terça-feira da Doação”), tem a ideia de promover a cultura da doação e estimular ações de generosidade, uma resposta a datas comerciais como Black Friday e CyberMonday, datas comerciais naquele país.

Um ano depois, a ideia chega ao Brasil com o mesmo objetivo. Aqui, é estimulada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos. No entanto, é uma ação é descentralizada e pode envolver todos os interessados. O movimento oferece, gratuitamente, materiais de divulgação.

*Via Assessoria