Setembro Amarelo: em tempos de pandemia, especialistas destacam a importância de um trabalho multidisciplinar na prevenção do suicídio

Atuação simultânea e o cuidado psicossocial podem contribuir para sucesso do tratamento dedicado a salvar vidas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão ao redor do mundo. Outros 260 milhões, com ansiedade. Só no Brasil são 12 milhões de depressivos e outros 18,6 milhões de ansiosos. Isso dá, respectivamente, 7% e 11% da população adulta, com mais de 15 anos. Os números são alarmantes. Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Setembro foi escolhido o mês de prevenção ao suicídio devido à necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância do tratamento de doenças mentais e problemas psicológicos, de falar sobre o tema e de quebrar o tabu que envolve o assunto.

Segundo a psicóloga e coordenadora de mestrado da UniFBV, Renata Almeida, esse é um assunto que deve ser levado a sério em conjunto com a sociedade já que, no Brasil, cerca de 12 mil pessoas tentam tirar a própria vida todos os anos por conta de transtornos mentais como a depressão. “Quando falamos de saúde, temos em nossa mente questões relacionadas ao nosso corpo, já que visualizamos muitas vezes essa dor. E quando a gente fala de sofrimento psíquico, não temos como mensurar. Por isso, é importante estimular o diálogo e sempre pensar que, quando a gente fala desse tipo de sofrimento, não estamos falando de frescura, piti ou algo do tipo”, afirma.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos para o Fórum Econômico Mundial com 30 países, divulgada em abril, o Brasil é o quinto país onde os entrevistados mais sentiram uma piora na saúde mental no último ano: 53% dos entrevistados por aqui afirmaram que sua saúde mental mudou para pior desde março do ano passado. Um levantamento publicado pela OMS, em 2020, indicou que 93% dos serviços de saúde mental no mundo foram prejudicados ou interrompidos por conta da pandemia. Isso criou uma janela de oportunidade inédita para terapias online.

A pandemia trouxe a necessidade do isolamento social. Neste contexto, queixas relacionadas à qualidade de vida e sofrimento em saúde mental surgiram com intensidade. De acordo com Mireilly Moura, docente do curso de Psicologia da Estácio Recife, esse cenário contribui, e muito, em um quadro intenso de ansiedade e depressão, principalmente com a falta do convívio social. “Ainda existe muita falta de conhecimento no que se diz respeito a um quadro de transtorno mental por parte da sociedade, mesmo em uma pandemia. Uma pessoa com depressão, por exemplo, pode escutar de outras que o que ela está passando é ‘frescura’. Por isso, muitas pessoas que vivem essa questão emocional entram em um quadro de negação, causada por um estigma social, achando que podem dar conta de tudo sozinhas”, explica.

E quando se fala de tratamento, a abordagem de uma equipe multidisciplinar em saúde mental é uma estratégia importante para o enfrentamento de situações complexas de saúde. Para Mireilly, essa é uma forma de se buscar uma atenção básica a quem mais precisa de ajuda. “Após o diagnóstico, é primordial que o tratamento aconteça de forma multidisciplinar, com a ajuda de médicos e psicoterapia, aliado a algumas orientações como a prática de exercícios e a meditação”, completa.

Diversas iniciativas em saúde mental são um esforço em aproximar sistemas e setores da sociedade, com a finalidade de acolher o paciente e ainda a capacidade de promover um trabalho multidisciplinar comprometido com a situação de risco do paciente, considerando seu contexto de vida. Em muitos casos, ainda pode ser recomendado o acompanhamento de outros profissionais. Terapias ocupacionais, cuidados com a alimentação, e a prática de atividades físicas, também podem gerar um mecanismo capaz e eficiente para a diminuição da tensão nos pacientes.

Onde encontrar apoio:

CVV – O Centro de Valorização da Vida (CVV), realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. “Com o isolamento social, suspendemos temporariamente os atendimentos pessoais e ações na comunidade. Os voluntários dos Postos passaram a fazer atendimento remoto, o que tornou o percentual praticamente 100% remoto. Fez-se necessário investir em soluções tecnológicas que permitem que os voluntários atendam remotamente, com total sigilo e segurança”, explica Vanessa Rita, representante do CVV.

O voluntário do CVV doa seu tempo e sua atenção para quem deseja conversar com outra pessoa de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos ou críticas. O CVV oferece curso gratuito de preparação de voluntários, em uma das sedes ou no ambiente virtual. As principais frentes de atuação do plantonista são o atendimento por telefone, voip e chat.

Serviço de Psicologia Aplicada da Estácio Recife – Após o período de recesso dos estudantes, os atendimentos presenciais no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Estácio Recife, localizado Avenida Abdias de Carvalho, no bairro da Madalena, retornam a partir deste mês de setembro. A clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

O SPA da Estácio Recife, que existe há mais de 15 anos na unidade, oferece consultas psicológicas, realizadas por estudantes do curso de Psicologia da instituição, para pacientes de todas as idades. Os atendimentos são supervisionados por professores e coordenadores da Estácio.

A iniciativa lembra a importância da assistência psicológica no mês da campanha Setembro Amarelo, voltada para prevenção do suicídio. Os interessados em entrar na lista de espera para atendimento gratuito devem realizar a inscrição através do número (81) 98844-9538 (WhatsApp).

Núcleo Integrado de Saúde do UniFBV – O Centro Universitário UniFBV também oferece atendimento gratuito em psicologia, por meio do seu Núcleo Integrado de Saúde (NIS). O serviço funciona nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Crianças, jovens, adultos e idosos podem receber o atendimento, realizado por estudantes do curso de Psicologia, supervisionados por professores da instituição.

Para agendar o atendimento, é necessário ir até o local durante o período de funcionamento do NIS, que fica no campus localizado na  Rua Jean Emile Favre, 422, na Imbiribeira, para realizar o cadastramento e aguardar a marcação da consulta.

*Via Assessoria