Plantas dão charme e leveza na decoração de casas e apartamentos

Na feira Plantar, instalada no Shopping Patteo Olinda, é possível encontrar espécies que se adaptam a ambientes internos e necessitam de poucos cuidados

O período de quarentena fez com que as pessoas tivessem mais tempo para observar suas casas e sentir falta da natureza. Por isso, as plantas têm sido, cada vez mais, presença constante nas casas e apartamentos, pois além de realçarem a decoração sem um custo alto, ainda filtram poluentes presentes no ar e o cultivo delas pode ser terapêutico. Segundo Sandra Guerra, paisagista da Plantar, feira de plantas instalada no Shopping Patteo Olinda, várias espécies são consideradas ótimas opções para o cultivo em ambientes internos.

Uma delas é a Palmeira Raphis, uma planta elegante e que demanda pouca manutenção. “A Anthurium mini  é outra indicação, com suas flores em formato que lembra um coração. A principal recomendação é deixá-la em um local bem iluminado, porém sem contato direto com o sol”, explica Sandra. Outra espécie que também demanda boa iluminação, mas sem exposição direta é o Lírio da Paz, conhecido por retirar as impurezas do ambiente. Sua indicação é para cultivo em locais de meia sombra.

“A Aglaonema cinza tem folhagem exuberante e necessita apenas de uma rega por semana. São rústicas e não demandam de cuidados muito especiais, sendo apropriadas para jardineiros iniciantes”, diz a paisagista. Outra opção que voltou a ser muito procurada e utilizada para compor a decoração é a Samambaia. A planta gosta de umidade e deve ser colocada em um ambiente com sombra, mas não pode deixar de receber os raios de luz de forma suave. Uma boa dica é colocá-la dentro do banheiro porque é um dos lugares mais úmidos da casa.

Da mesma família das Samambaias, outra indicação que pode ser encontrada na feira Plantar é a Asplenium Crispy, com folhas que lembram o formato de ondas. “Para quem quer ousar mais, o Bonsai de amora é super charmoso e ainda tem a vantagem de dar frutos comestíveis. Porém, necessita de sol e água todos os dias”, explica Sandra. Cheio de simbolismo e beleza, o Bambu da Sorte, conhecido por trazer boas energias e prosperidade para o ambiente, é ideal tanto para cultivo dentro de casa quanto para presentear alguém querido.

“Ele pode ser plantado ou cultivado dentro da água, porém, desta forma, exige mais cuidados, pois a água tem que ser trocada a cada dois ou três dias”, explica a paisagista, reforçando que outra opção para se ter em casa são as suculentas, que ocupam pequenos espaços, são super charmosas e fáceis de cuidar. Todas as plantas indicadas e muitas outras podem ser encontradas na feira Plantar, que fica permanentemente no piso L1 do Shopping Patteo Olinda. O funcionamento é de é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h.

*Via Assessoria