Descubra como fazer cerveja artesanal em casa

O mestre cervejeiro João Guimarães, da Debron Bier, ensina o passo a passo para aqueles que desejam iniciar sua própria produção da bebida

Quando o assunto é cerveja, não restam dúvidas: Trata-se de um dos mercados mais criativos e diversificados do mundo, com espaço para todos os gostos. Um exemplo disso é a produção caseira da bebida, que tem conquistado espaço no coração, ou melhor, nas geladeiras dos amantes de cerveja.

Apesar de não ser considerado um processo exatamente difícil, a execução exige equipamentos como panelas e termômetros, espaço, refrigerador para armazenar um galão grande durante a fermentação e horas de dedicação. O mestre cervejeiro da Debron Bier, João Guimarães, separou 3 dicas preciosas para aqueles que sonham em dar início ao hobby. Confira:

1. Bons equipamentos são necessários
“Basicamente, a cozinha de uma cervejaria caseira terá pelo menos três panelas: uma onde será feito o aquecimento de água, outra que poderá ser usada para a mosturação e uma outra onde ocorrerá a fervura do mosto. Eu indico o sistema de três panelas por ser mais eficiente, mas isso vai depender da disposição do cervejeiro. Existem sistemas com duas e até uma panela que também poderão dar certo”, explica Guimarães.

2. Iniciando a produção
Segundo o mestre cervejeiro, alguns conhecimentos básicos são imprescindíveis, como por exemplo saber as etapas envolvidas na produção de uma cerveja. “Normalmente as primeiras levas são de 15 ou 20 litros, contando com um espaço equivalente a uma cozinha de casa. Para quem preferir levas maiores, a quantidade de malte e cuidados com aquecimento e resfriamento do mosto também irão exigir um espaço mais amplo, como por exemplo garagens e varandas, além de um investimento maior em equipamento ”

3. Atenção para os ingredientes
“Claro que todos pensam primeiramente no malte, que costuma ser o grão de cevada que na maltearia depois de submetido a processos de germinação e secagem, controlando-se a temperatura, tempo de secagem e umidade, será possível obter diferentes  variedades de malte, que o cervejeiro poderá comprar, de acordo com a receita e o estilo de cerveja desejado.

Também não podemos esquecer do fermento, que no caso das cervejas é a levedura. É ele o responsável por produzir o álcool e gás da cerveja, além de boa parte do sabor e aroma. Por conta da facilidade de manuseio, o cervejeiro iniciante, tem disponível em lojas especializadas, fermento líquido nacional e seco importado.

Para obter o amargor da cerveja, é preciso escolher o lúpulo ideal a sua receita, que vai depender muito das características desejadas. Além disso, o ingrediente básico e indispensável: a água. Pode ser a água filtrada da torneira ou água mineral” finaliza o mestre cervejeiro.

*Via Assessoria