A maior premiação do setor está confirmada, com homenagem coletiva aos profissionais da indústria e transmissão pela TV Cultura, no dia 10 de outubro
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais acaba de divulgar a lista com os finalistas do 19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que será no dia 10 de outubro, com cerimônia transmitida pela TV Cultura. Ainda que sem a tradicional festa que anualmente reúne o setor, o GP resiste para, mais uma vez, celebrar a diversidade da nossa indústria, representada por todas as gerações de realizadores do país inteiro. A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.
Os finalistas concorrem em 32 categorias e foram escolhidos em votação pelos sócios da Academia – que, por abarcar produções de todo o setor, este ano passa a se chamar Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. ‘Bacurau’, dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, é o longa com maior número de indicações (15 categorias), seguido por ‘A Vida Invisível’, de Karim Aïnouz (14) e ‘Simonal’, de Leonardo Domingues (10).
A lista de finalistas reúne mais de 200 profissionais indicados, 35 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros (21 de ficção, 8 documentários, 3 infantis, 3 de animação, 5 internacionais e 5 ibero-americanos). Ao todo, este ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 20 séries (5 de animação para TV paga/OTT, 5 documentários para TV paga/OTT, 5 ficção TV paga/OTT, 5 ficção TV aberta). Veja abaixo a lista completa de finalistas.
“Mesmo diante de tantas adversidades, estamos realizando o Grande Prêmio, e este ano vamos homenagear o trabalho dos milhares de profissionais que dedicam suas vidas a encantar as nossas vidas. Não foi fácil, mas o Grande Prêmio tinha que acontecer”, diz Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta a toda a classe.
No ano em que o Grande Prêmio homenageia coletivamente a indústria audiovisual, foram inscritos mais de 1.300 profissionais nas diferentes categorias, 81 longas de ficção (incluindo infantis e animação), 56 longas documentários, 64 curtas-metragens, 82 séries brasileiras, 37 longas-metragens internacionais, 14 longas ibero-americanos.
“O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro celebra novamente a excelência artística e a relevância cultural do cinema brasileiro, destacando os expoentes de uma safra de grande qualidade e repercussão”, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. “A parceria com a TV Cultura e o Governo de São Paulo amplia o alcance e o impacto desta celebração, valorizando ainda mais, a despeito do contexto adverso, a nossa produção cinematográfica”.
Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, que começa no dia 31 de agosto com votação entre os sócios da Academia. Em data que será divulgada em breve a votação popular pela internet será iniciada, para que o público eleja seu filme favorito entre os 15 longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário.
“É com muita alegria que a TV Cultura abriga, neste ano, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em sua programação. Em um momento tão conturbado da cultura e, em especial, da cadeia do audiovisual em nosso país é fundamental que instituições como a nossa, os parceiros do prêmio e a Academia Brasileira de Cinema estejam unidos no reconhecimento do cinema nacional”, diz o diretor de programação da TV Cultura, Enéas Carlos Pereira.
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 tem patrocínio da Sabesp através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Correalização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Apoio da Spcine. Realização: Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
FINALISTAS GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2020
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
- A VIDA INVISÍVEL de Karim Aïnouz. Produção: Rodrigo Teixeira por RT Features
- BACURAU de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Produção: Emilie Natacha Lesclaux por Cinemascópio Produções Cinematográficas e Artísticas
- DIVINO AMOR de Gabriel Mascaro. Produção: Rachel Ellis por Desvia, Sandino Saravia Vinay por Malbicho Cine, Katrin Pors por Snowglobe, Maria Ekerhovd por Mer Film
- HEBE – A ESTRELA DO BRASIL de Maurício Farias. Produção: Carolina Kotscho, Clara Ramos, Fernando Nogueira, Heloisa Jinzenji e Renato Klarnet por Loma Filmes, Lucas Pacheco por Labrador Filmes e Claudio Pessutti por Hebe Forever.
- SIMONAL de Leonardo Domingues. Produção: Nathalie Felippe por Pontos de Fuga Produções Artísticas
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
- ALMA IMORAL de Silvio Tendler. Produção: Silvio Tendler e Ana Rosa Tendler por Caliban Produções Cinematográficas
- AMAZÔNIA GROOVE de Bruno Murtinho. Produção: Leonardo Edde por Urca Filmes, Bruno Murtinho por Bambu Filmes, Marco André por Parioca Filmes, Fernando Segtowick e Thiago Pelaes por Marahu Filmes
- BIXA TRAVESTY de Claudia Priscilla e Kiko Goifman. Produção: Claudia Priscilla e Kiko Goifman por Válvula Produções
- ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR de Marcelo Gomes. Produção: João Vieira Jr. e Nara Aragão por Carnaval Filmes e Marcelo Gomes e Ernesto Soto por Misti Filmes
- O BARATO DE IACANGA de Thiago Mattar. Produção: Deborah Osborn, Felipe Briso e Gilberto Topczewski por bigBonsai
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA
- CINE HOLLIÚDY – A CHIBATA SIDERAL de Halder Gomes. Produção: Mayra Lucas por Glaz Entretenimento e Halder Gomes ATC Entretenimento
- DE PERNAS PRO AR 3 de Julia Rezende. Produção: Mariza Leão por Morena Filmes
- EU SOU MAIS EU de Pedro Amorim. Produção: Lara Guaranys, Marcus Baldini e Gustavo Munhoz por Damasco Filmes
- MARIA DO CARITÓ de João Paulo Jabur. Produção: Elisa Tolomeli por E.H. Filmes
- MINHA MÃE É UMA PEÇA 3 de Susana Garcia. Produção: Iafa Britz por Migdal Filmes
- SOCORRO, VIREI UMA GAROTA de Leandro Neri. Produção: André Carreira por Camisa Listrada e Roberto Santucci por Panorama Filmes
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
- A CIDADE DOS PIRATAS de Otto Guerra. Produção: Érica Maradona e Otto Guerra por Otto Desenhos Animados
- A PRINCESA DE ELYMIA de Silvio Toledo. Produção: Silvio Toledo por Stairs Filmes
- TITO E OS PÁSSAROS de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto. Produção: Gustavo Steinberg por Bits Filmes
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
- CINDERELA POP de Bruno Garotti. Produção: Rodrigo Montenegro, Mara Lobão e Rodrigo Guimarães por Panorâmica Filmes
- SOBRE RODAS de Mauro D’Addio. Produção: Beatriz Carvalho, Rafael Sampaio por Klaxon Cultura Audiovisual e Mauro D’Addio por Hora Mágica Filmes
- TURMA DA MÔNICA – LAÇOS de Daniel Rezende. Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho por Biônica Filmes, Charles Miranda, Cassio Pardini por Quintal Digital, Cao Quintas por Latina Estudio, Marcio Fraccaroli por Paris Entretenimento e Daniel Rezende
MELHOR DIREÇÃO
- DANIEL REZENDE por Turma da Mônica – Laços
- FLAVIA CASTRO por Deslembro
- GABRIEL MASCARO por Divino Amor
- KARIM AÏNOUZ por A Vida Invisível
- KLEBER MENDONÇA FILHO e JULIANO DORNELLES por Bacurau
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
- ALEXANDRE MORATTO por Sócrates
- ARMANDO PRAÇA por Greta
- CLAUDIA CASTRO por Ela Disse, Ele Disse
- DENNISON RAMALHO por Morto Não Fala
- LEONARDO DOMINGUES por Simonal
MELHOR ATRIZ
- ANDREA BELTRÃO como HEBE CAMARGO por Hebe – A Estrela do Brasil
- BÁRBARA COLEN como TEREZA por Bacurau
- CAROL DUARTE como EURÍDICE por A Vida Invisível
- DIRA PAES como JOANA por Divino Amor
- JULIA STOCKLER como GUIDA por A Vida Invisível
MELHOR ATOR
- DANIEL DE OLIVEIRA como STÊNIO por Morto Não Fala
- FABRÍCIO BOLIVEIRA como SIMONAL por Simonal
- GREGÓRIO DUVIVIER como ANTENOR por A Vida Invisível
- MARCO NANINI como PEDRO por Greta
- SILVERO PEREIRA como LUNGA por Bacurau
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- ALLI WILLOW como KATE por Bacurau.
- BÁRBARA SANTOS como FILOMENA por A Vida Invisível
- FERNANDA MONTENEGRO como EURÍDICE por A Vida Invisível
- KARINE TELES como FORASTEIRA por Bacurau
- SÔNIA BRAGA como DOMINGAS por Bacurau
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- ANTONIO SABOIA como FORASTEIRO por Bacurau
- CACO CIOCLER como SANTANA por Simonal
- CHICO DIAZ como VEÍ GOIS por Cine Holliúdy – A Chibata Sideral
- FLÁVIO BAURAQUI como DETETIVE MACEDO por A Vida Invisível
- JÚLIO MACHADO como DANILO por Divino Amor
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
- AZUL SERRA por A Turma da Mônica – Laços
- BÁRBARA ALVAREZ por A Sombra do Pai
- HÉLÈNE LOUVART por A Vida Invisível
- HELOISA PASSOS por Deslembro
- NONATO ESTRELA por Kardec
- PEDRO SOTERO por Bacurau
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
- BEATRIZ SEIGNER por Los Silencios
- CAROLINA KOTSCHO por Hebe – A Estrela do Brasil
- FLAVIA CASTRO por Deslembro
- GABRIEL MASCARO, RACHEL ELLIS, ESDRAS BEZERRA e LUCAS PARAIZO por Divino Amor
- KLEBER MENDONÇA FILHO e JULIANO DORNELLES por Bacurau
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
- ARMANDO PRAÇA – adaptado da peça teatral “Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá”, de Fernando Melo – por Greta
- L.G. BAYÃO, LUI FARIAS e LETÍCIA MEY – adaptado da obra “Minha Fama de Mau”, de Erasmo Carlos – por Minha Fama de Mau
- MARÇAL AQUINO, FERNANDO BONASSI, DENNISON RAMALHO e MARCELO STAROBINAS – adaptado do livro “Carcereiros”, de Drauzio Varella – por Carcereiros – O Filme
- MURILO HAUSER, KARIM AÏNOUZ e INÉS BORTAGARAY – baseado no livro “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Martha Batalha – por A Vida Invisível
- SILVIO TENDLER e NILTON BONDER – adaptado da obra “A Alma Imoral”, de Nilton Bonder – por Alma Imoral
- THIAGO DOTTORI – baseado na obra “A Turma da Mônica”, de Mauricio de Sousa e inspirado na graphic novel “Laços”, de Victor Cafaggi e Lu Cafaggi – por Turma da Mônica – Laços
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
- CASSIO AMARANTE e MARIANA FALVO por Turma da Mônica – Laços
- CLAUDIO AMARAL PEIXOTO e HELCIO PUGLIESE por Kardec
- RODRIGO MARTIRENA por A Vida Invisível
- THALES JUNQUEIRA por Bacurau
- YURIKA YAMAZAKI por Simonal
MELHOR FIGURINO
- ANTÔNIO MEDEIROS por Hebe – a Estrela do Brasil
- KIKA LOPES e ROSANGELA NASCIMENTO por Kardec
- KIKA LOPES por Simonal
- MARINA FRANCO por A Vida Invisível
- RITA AZEVEDO por Bacurau
MELHOR MAQUIAGEM
- ANNA VAN STEEN por Kardec
- BRITNEY FEDERLINE por Morto Não Fala
- ROSE VERÇOSA por Simonal
- ROSEMARY PAIVA por A Vida Invisível
- SIMONE BATATA por Hebe – a Estrela do Brasil
- TAYCE VALE por Bacurau
MELHOR EFEITO VISUAL
- CLAUDIO PERALTA por Kardec
- GUILHERME RAMALHO por Morto Não Fala
- HUGO GURGEL, GUILHERME RAMALHO e EDUARDO SCHAAL por Carcereiros – O Filme
- MARCO PRADO por Turma da Mônica – Laços
- MIKAËL TANGUY e THIERRY DELOBEL por Bacurau
MELHOR MONTAGEM FICÇÃO
- EDUARDO SERRANO por Bacurau
- HEIKE PARPLIES por A Vida Invisível
- KAREN HARLEY por Greta
- MARCELO JUNQUEIRA, AMC e SABRINA WILKINS, AMC por Turma da Mônica – Laços
- PEDRO BRONZ e VICENTE KUBRUSLY por Simonal
MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO
- BRUNO MURTINHO por Amazônia Groove
- CÉLIA FREITAS E PAULO MAINHARD por Torre das Donzelas
- DIANA VASCONCELLOS por Fevereiros
- ISABEL CASTRO por Meu Amigo Fela
- KAREN HARLEY por Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar
- OLIVIA BRENGA por Bixa Travesty
MELHOR SOM
- EVANDRO LIMA, TOMÁS ALEM, BERNARDO UZEDA, RODRIGO NORONHA e GUSTAVO LOUREIRO por Kardec
- JORGE REZENDE, MIRIAM BIDERMAN, ABC, TOCO CERQUEIRA e REILLY STEELE por Turma da Mônica – Laços
- LAURA ZIMMERMAN, WALDIR XAVIER e BJÖRN WIESE por A Vida Invisível
- MARCEL COSTA, ALESSANDRO LAROCA, EDUARDO VIRMOND, ARMANDO TORRES JR., ABC e RENAN DEODATO por Simonal
- NICOLAS HALLET, RICARDO CUTZ e CYRIL HOLTZ por Bacurau
MELHOR TRILHA SONORA
- ANTONIO PINTO por O Juízo
- BENEDIKT SCHIEFER, GUILHERME GARBATO e GUSTAVO GARBATO por A Vida Invisível
- LINN DA QUEBRADA por Bixa Travesty
- MATEUS ALVES e TOMAZ ALVES por Bacurau
- WILSON SIMONINHA e MAX DE CASTRO por Simonal
MELHOR LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL
- CAFARNAUM | Capernaum (Líbano) / Ficção / Direção: Nadine Labaki. Distribuidor Brasileiro: Sony Pictures
- CORINGA | Joker (EUA) / Ficção / Direção: Todd Phillips. Distribuidor Brasileiro: Warner Bros Pictures
- DOR E GLÓRIA | Dolor Y Gloria (Espanha) / Ficção / Direção: Pedro Almodóvar. Distribuidor Brasileiro: Universal Pictures
- ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD | Once Upon a Time in Hollywood (EUA) / Ficção / Direção: Quentin Tarantino. Distribuidor Brasileiro: Sony Pictures
- PARASITA | Parasite (Coreia do Sul) / Ficção / Direção: Bong-Joon-ho. Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes
MELHOR LONGA-METRAGEM IBERO-AMERICANO
- A ODISSEIA DOS TONTOS | La Odisea de los Giles (Argentina e Espanha) / Ficção / Direção: Sebastián Borensztein. Distribuidor Brasileiro: Warner Bros Pictures
- AS FILHAS DO FOGO | Las Hijas del Fuego (Argentina) / Ficção / Direção: Albertina Carri. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes
- FAMILIA SUBMERSA | Familia Sumergida (Argentina e Brasil) /Ficção / Direção: Maria Alché – Coprodução Brasileira: Bubbles Project – Distribuidor Brasileiro: Esfera Filmes
- O TRADUTOR | Un traductor (Cuba e Canadá) / Ficção /. Direção: Rodrigo Barriuso e Sebastián Barriuso. Distribuidor Brasileiro: Galeria Distribuidora
- VERMELHO SOL | Rojo (Argentina e Brasil) / Ficção / Direção: Benjamin Naishtat – Coprodução Brasileira: Desvia Produções – Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
- APNEIA de Carol Sakura e Walkir Fernandes
- CÉU DA BOCA de Amanda Treze
- POÉTICA DE BARRO de Giuliana Danza
- RESSURREIÇÃO de Otto Guerra
- SÓ SEI QUE FOI ASSIM de Giovanna Muzel
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
- AMNESTIA de Susanna Lira
- EXTRATOS de Sinai Sganzerla
- FARTURA de Yasmin Thayná
- OLHOS D’ÁGUA (Tuã Ingugu) de Daniela Thomas
- VIVA ALFREDINHO! de Roberto Berliner
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
- ALFAZEMA de Sabrina Fidalgo
- ANGELA de Marília Nogueira
- BAILE de Cíntia Domit Bittar
- RÃ de Ana Flavia Cavalcanti e Julia Zakia
- SEM ASAS de Renata Martins
MELHOR SÉRIE ANIMAÇÃO TV PAGA/ OTT
- BOBOLÂNDIA MONSTROLÂNDIA – 1ª TEMPORADA (Nickelodeon e TV Cultura). Direção Geral: Ale McHaddo. Diretora: Michelle Gabriel. Produtora Brasileira Independente: 44 Toons
- CHARLIE, O ENTREVISTADOR DE COISAS – 1ª TEMPORADA (Discovery Kids). Direção Geral: Celia Catunda e Kiko Mistrorigo. Produtora Brasileira Independente: Pinguim Content
- LUPITA NO PLANETA DE GENTE GRANDE – 1ª TEMPORADA (TV Brasil e TV Cultura). Direção Geral: Estêvão Queiroga. Diretores: Estêvão Queiroga, Glaubert Oliveira e Humberto Rodrigues. Produtora Brasileira Independente: Petit Fabrik e Druzina Content
- TURMA DA MÔNICA JOVEM – 1ª TEMPORADA (Cartoon Network). Direção Geral: Mauricio de Sousa e Roger Keesse. Diretor: Marcelo de Moura. Produtora Brasileira Independente: Mauricio de Sousa Produções.
- ZUZUBALÂNDIA – 1ª TEMPORADA (Cartoon Network, Boomerang, Tooncast América Latina). Direção Geral: Mariana Caltabiano. Produtora Brasileira Independente: Mariana Caltabiano Criações
MELHOR SÉRIE DOCUMENTÁRIO TV PAGA/ OTT
- #OFUTUROÉFEMININO – 1ª TEMPORADA (GNT). Direção Geral: Luiza de Moraes. Produtora Brasileira Independente: Base 1 Filmes.
- 1968 – O DESPERTAR – 1ª TEMPORADA (Canal Curta). Direção Geral: Don Kent. Produtora Brasileira Independente: Grifa Filmes.
- BANDIDOS NA TV – 1ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: Alex Marengo. Diretores: Daniel Bogado e Suemay Oram. Produtora Brasileira Independente: Viva Filmes e Terra Vermelha.
- DIÁLOGO SOBRE O CINEMA – 1ª TEMPORADA (Cine Brasil TV). Direção Geral: Carlos Gerbase. Produtora Brasileira Independente: Prana Filmes.
- QUEBRANDO O TABU – 2ª TEMPORADA (GNT). Direção Geral: Guilherme Melles e Katia Lund. Diretor: Pio Figueiroa. Produtora Brasileira Independente: Spray Filmes.
MELHOR SÉRIE FICÇÃO TV PAGA/ OTT
- ARUANAS – 1ª TEMPORADA (Globoplay). Direção Geral: Estela Renner. Diretores: Estela Renner, Carlos Manga Jr, Bruno Safadi e Lucio Tavares. Produtora Brasileira Independente: Maria Farinha Filmes.
- COISA MAIS LINDA – 1ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: Caito Ortiz. Diretores: Caito Ortiz, Julia Rezende e Hugo Prata. Produtora Brasileira Independente: Prodigo Films.
- DETETIVES DO PRÉDIO AZUL (DPA) – 12ª TEMPORADA (Gloob). Direção Geral: Vivianne Jundi. Diretores: Michele Lavalle e Vinícius Reis. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
- SESSÃO DE TERAPIA – 4ª TEMPORADA (Globoplay e GNT). Direção Geral: Selton Mello. Produtora Brasileira Independente: Moonshot Pictures.
- SINTONIA – 1ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: Kondzilla, Guilherme Quintella e Felipe Braga. Diretores: Kondzilla e Johnny Araújo. Produtora Brasileira Independente: Los Bragas.
MELHOR SÉRIE FICÇÃO TV ABERTA
- CARCEREIROS – 2ª TEMPORADA (Globo). Direção Geral: José Eduardo Belmonte. Produtora Brasileira Independente: Gullane.
- CINE HOLLIÚDY– 1ª TEMPORADA (Globo). Direção Geral: Patricia Pedrosa. Diretores: Halder Gomes e Renata Porto D’ave. Produtora Brasileira Independente: Glaz Entretenimento.
- ELIS – VIVER É MELHOR QUE SONHAR – 1ª TEMPORADA (Globo). Direção Geral: Hugo Prata. Produtora Brasileira Independente: Bravura Cinematográfica.
- SEGUNDA CHAMADA – 1ª TEMPORADA (Globo). Direção Geral: Joana Jabace. Diretores: Joana Jabace, João Gomez, Ricardo Spencer e Breno Moreira. Produtora Brasileira Independente: O2 Filmes.
- SOB PRESSÃO – 3ª TEMPORADA (Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington. Diretora: Mini Kerti. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA E ARTES AUDIOVISUAIS
Com sede no Rio de Janeiro e representatividade nacional, a Academia Brasileira de Cinema – que este ano passa a se chamar Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – é uma entidade independente criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento da indústria audiovisual em todo o Brasil.
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais foi reconhecida este ano pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences como única entidade credenciada para indicar o filme que representa o cinema brasileiro na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar, sem qualquer tutela do governo que esteja no poder.
Profissionais do setor, das mais diversas áreas, podem se associar à Academia, adquirindo assim não apenas o direito de votar no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, mas de participar das assembleias e eventos que acontecem ao longo do ano, como a eleição para a comissão que escolhe o filme brasileiro indicado para representar o país no Oscar.
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais é presidida por Jorge Peregrino e a diretoria é composta por Paulo Mendonça (diretor vice-
GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é organizado e votado pelos próprios profissionais do setor, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais. A premiação é anual. Contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais da indústria.
O processo de definição dos vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é dividido em duas etapas: indicação e premiação. A partir de 2004 a votação passou a ser feita via internet, pelos sócios da Academia, que recebem uma senha eletrônica para votar pela internet. O sistema tem a auditoria da empresa PwC.
Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passarão para a etapa seguinte. A escolha é feita pelos sócios – através de uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada aos sócios que escolhem, então, os vencedores. Nas duas etapas a votação é secreta e a abertura das cédulas, bem como a apuração dos votos, é realizada pela PwC.
*Via Assessoria