Dia do Chocolate: saiba como harmonizar cervejas e doces

O boom das cervejas artesanais no Brasil, tendência vivida na atualidade, também tornou visível o aumento da procura por informações sobre estes produtos, um movimento de consumidores que busca conhecer melhor os estilos. Por isso, neste Dia do Chocolate, celebrado no dia 7 de julho, a Debron separou algumas dicas para proporcionar a harmonização perfeita.

O primeiro passo é levar em consideração a intensidade da cerveja, para que nenhum sabor se sobreponha a outro. “Pouca gente sabe sobre a relação do grão do malte, presente nas cervejas, com os doces. A torra acontece em vários níveis, o que pode levar o grão a liberar os sabores de caramelo, café ou até mesmo do próprio chocolate” explica João Guimarães, Mestre Cervejeiro da Debron.

Já que harmonizar significa combinar e unir elementos, para criar experiências sensoriais saborosas e inesquecíveis, é preciso aprender a fazer boas escolhas. “Existem algumas formas de equilibrar os sabores, caso a opte pela harmonização por semelhança, o recomendado é unir cervejas adocicadas com o chocolate ao leite, por exemplo” revela o Mestre.

A Stout, por ser marcada com notas de cacau, combina perfeitamente com o chocolate. Outra combinação interessante são as cervejas de trigo, já que elas não passam pelo processo de filtração. A Witbier é um ótimo exemplo de como a dupla dá certo. A IPA também harmoniza bem com o doce. Por ser uma cerveja cheia de lúpulo, o sabor amargo e frutado da bebida torna-se difícil de esquecer. “Outra dica de ouro para harmonizar a cerveja com a sobremesa é prestar atenção na composição. Cervejas que levam cacau não combinam com chocolate, já as que levam canela ficam bem com sobremesas que levam o ingrediente e assim por diante”, finaliza Guimarães.

*Via Assessoria