Junho é celebrado em todo o mundo o Mês do Orgulho LGBTQ+ , onde milhões de pessoas podem sair às ruas para celebrar o simples fato de ser o que são. São lindas festas com música, amor e poesia.
No entanto, como muitos países estão em quarentena por conta da pandemia e do distanciamento social, a festa deste ano dificilmente terá a união de muitas pessoas. Mas daí veio algo a ser comemorado, a Escócia anunciou que a partir de 21, o ensino da história LGBTQ+ será incluído no currículo das escolar de todo o país.
A lei pra isso acontecer na verdade foi aprovada em novembro de 2018 pelos ministros escoceses, mas só entrará em vigor a partir do ano que vem.
Isso significa que todos os alunos das escolas públicas do país terão lições sobre questões relacionadas à igualdade e identidade que a comunidade LGBTQ+ precisou enfrentar durante anos.
O vice-primeiro-ministro e secretário da Educação da Escócia, John Swinney, se referiu à nova lei dizendo: “A Escócia já é considerada um dos países mais progressistas da Europa pela igualdade LGBTI [lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersex]”.
E “tenho o prazer de anunciar que seremos o primeiro país do mundo a ter educação inclusiva LGBTI integrada ao currículo”, disse o político sobre esse importante vitória pras relações humanas.
Dentre os assuntos que serão abordados com crianças e adolescentes da Escócia estão a homofobia, bifobia e transfobia, além de conscientizar os futuros adultos sobre a história dos movimentos em si.
Quanto outros assuntos relacionados à comunidade LGBTQ+, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal na Escócia desde 2014, por exemplo. Além disso, a sociedade civil entre pessoas do mesmo sexo acontece por lá desde 2005. Em relação à adoção e promoção por casais do mesmo sexo mesmo sexo, lá já é lei desde 2009. O país também tem leis que punem a discriminação baseada em gênero e sexualidade e estão em vigor desde 2010.
Sem dúvida, a Escócia é um verdadeiro exemplo pro mundo no que diz respeito a igualdade e respeito pelo próximo.
Fonte: A Soma De Todos os Afetos
Com informações Edinburglive
Foto: LGBT Youth Scotland
*Via Assessoria