Crianças e adolescentes abrem mão do celular ao fazerem cálculos em ferramenta milenar

Além de permitir a realização de cálculos complexos, o ábaco amplia a capacidade de raciocínio lógico

Mesmo com a facilidade de efetuar cálculos em dispositivos que cabem na palma da mão, crianças e adolescentes têm utilizado o ábaco, calculadora milenar asiática, para somar, subtrair, multiplicar, dividir e aprender a resolver operações complexas. Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, otimização do pensamento estratégico e estímulo à realização de contas mentais estão entre os benefícios garantidos pela prática. O instrumento, também conhecido como soroban, é a principal ferramenta de ginástica cerebral do Método Supera Olinda, localizado em Casa Caiada.

A estimulação cognitiva proporcionada pela prática dos cálculos aumenta a capacidade e agilidade dos neurônios por meio de desafios variados, constantes e crescentes. Dessa forma, a mente é potencializada para responder com maior rapidez e consistência às demandas do dia a dia. “Alunos que entram em contato com a lógica matemática relatam que melhoraram na escola o rendimento na disciplina”, explica Adriana Almeida, educadora do Método Supera de Ginástica para o Cérebro.

Atentas aos benefícios do ábaco e apaixonadas por inovação, as alunas do Supera Olinda Letícia Vieira e Adriane Marques, 12 anos, decidiram praticar a ferramenta há mais de um ano. As pernambucanas realizam com facilidade cálculos mentais avançados: “É preciso ter muita atenção e concentração, porque qualquer distração pode prejudicar a conta. Meu raciocínio melhorou muito, o que me ajudou significativamente em matemática”, conta Letícia. “A minha ferramenta favorita é o ábaco, porque consigo fazer cálculos mais rápidos. Melhorei a atenção, o raciocínio, estratégia e memória”, explica Adriane.

“É possível potencializar todas essas habilidades por meio do treino e exercícios direcionados, ou seja, ginástica cerebral. Isso se aplica a todas as idades”, destaca a educadora das alunas, Camila Alves. O ábaco desenvolve o foco, a concentração, agilidade de raciocínio, atenção, capacidade de memória, perseverança e disciplina. “Para adquirir uma boa memória é preciso atenção. Para uma boa atenção é preciso concentração. Para conquistar tudo isso com melhor proveito, é preciso disciplina”, completa.

SERVIÇO
Método Supera Olinda
Onde: Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, 1487, Casa Caiada – Olinda
Contato: 99812-6767 (Agende uma aula gratuita de ginástica para o cérebro)

*Via Assessoria